Toda empresa que tem a visão de expandir o seu negócio necessita ter um bom relacionamento com seus clientes. O setor de telemarketing é o responsável por estreitar essa relação, de modo a melhorar os serviços prestados, solucionar eventuais problemas, bem como oferecer novas propostas e condições que fidelizam o cliente e tornam sua vida mais prática. Várias são as vertentes desta área e, por isso, o post de hoje é destinado à diferenciação de telemarketing ativo e receptivo.

O telemarketing ativo é aquele em que a própria empresa realiza o contato com o cliente. O principal objetivo dele é apresentar um novo produto ou serviço e isso requer um grande preparo do profissional, já que muitas pessoas estão fartas de ligações como essa. Por isso, para os que atuam com essa vertente, uma dica importante é ligar em horários adequados e falar de forma clara, objetiva e atenciosa. Outra finalidade deste modelo, é a realização de pesquisas, seja para avaliar o atendimento e o que é oferecido, ou mesmo para sondar a aceitação de uma novidade. Uma orientação imprescindível para quem desenvolve um trabalho em telemarketing ativo e receptivo é conhecer bem a empresa em que trabalha, já que isso transmite segurança.

Já o telemarketing receptivo é caracterizado pela ligação do cliente, ou seja, ele é quem entra em contato, geralmente em busca de uma solução para um problema ou para tirar uma dúvida. Esse é o momento crucial de oferecer o melhor atendimento, demonstrando preocupação em desenvolver um bom trabalho e, consequentemente, satisfazer as necessidades do consumidor. Nunca deixar o cliente sem informação e buscar realmente resolver o que está sendo solicitado certamente irá estreitar essa relação. Um dos problemas mais recorrentes em telemarketing ativo e receptivo é a maneira como os profissionais são tratados, visto que muitas vezes o cliente é mal-educado e o atendente não pode agir da mesma maneira. É preciso entender as circunstâncias que o levaram a agir assim e buscar ajudá-lo.

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