Um atendimento ao cliente personalizado é uma das características que tornam uma empresa referência entre as demais. Nada como priorizar a necessidade do consumidor que está disposto a pagar para usufruir de produtos e serviços dos mais diferentes segmentos. Esse processo envolve desde ações para conquistar novos clientes, até a resolução de questões durante a compra e o suporte no pós-venda, caso ele tenha algum problema a ser solucionado. Grande parte das empresas focam apenas nesta última circunstância, mas deixam de lado a atenção que devem dispensar nos outros momentos e que é extremamente importante. Porém, de nada adianta ter todo esse planejamento sem qualidade. Esse é o ponto mais importante para que haja recomendação da marca ou repúdio, que pode ser muito negativo para o desenvolvimento da empresa.

O grande erro das empresas é não investir em áreas tão importante como a de atendimento ao cliente. Apenas a seção de suporte não é suficiente para favorecer as relações comerciais, pois é preciso pensar em construir um relacionamento que venha a fidelizar o consumidor. Isso significa que desde o primeiro contato dele com a marca, até a resolução de um problema o tratamento precisa ser igual. A maneira de atender, a presteza e a agilidade devem sempre fazer parte da rotina dos empregados.

Hoje em dia, várias são as ferramentas que favorecem o contato com as pessoas interessadas nos serviços e produtos da empresa. É interessante aproveitar todos os canais para conhecer melhor os perfis e oferecer cada vez mais um atendimento ao cliente diferenciado, lembrando que tratar bem e com respeito são as dicas mais básicas. Conseguir dados de gosto, idade e interesses pode tornar o trabalho do atendente mais específico, impressionando quem está do outro lado da linha de forma positiva. O contato do operador de telemarketing pode ser para informar sobre atualizações, novidades, solucionar alguma questão ou para mensurar a satisfação.

Gentileza, calma, dinamismo e agilidade no atendimento ao cliente são ações simples e que fazem diferença. A Top Use, especialista em produtos de comunicação por voz, explica que o investimento em equipamentos pode ser uma forma de aumentar o rendimento do trabalho e oferecer um atendimento cada vez mais preciso. “As pessoas buscam constantemente agilidade em tudo o que precisam comprar ou resolver. Oferecer serviços rápidos certamente fará com que a satisfação pelo atendimento seja refletida na relação do cliente com a empresa”, reforça. Nesse sentido, equipamentos que facilitem o trabalho dos empregados e que permitam múltiplas tarefas são bem-vindos.

Possuir conhecimento da empresa e da função a ser exercida passa segurança e faz com que o atendimento ao cliente seja preciso e diferente dos demais. Para isso, a recomendação é realizar treinamentos para o lançamento de novos produtos, sobre a organização da empresa e estabelecer um padrão de atendimento, independentemente se este será pré, durante ou pós-vendas. Corresponder às expectativas do cliente é automatizar o atendimento e fazer com que ele se sinta valorizado e respeitado durante o processo. Realizar pesquisas sobre a qualidade do atendimento podem nortear as ações, avaliando os resultados e melhorando os serviços continuamente.

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