O trabalho de operador de telemarketing é difícil, para executa-lo é preciso técnica, perseverança e motivação. Esses três requisitos ajudam, mas sozinhos não são o bastante. É importante lembrar que os resultados são medidos por equipes é o conjunto que vai tornar o Call Center bem sucedido.

O operador de telemarketing acumula algumas funções, ele é responsável por atender o telefone, tentar responder todas as dúvidas dos clientes, fazer registros, atrair clientes, vender produtos e fazer acompanhamento de vendas.

Aspectos técnicos como headsets de qualidade fazem toda a diferença em um Call Center, mas algumas dicas para quem está começando ou tentando subir de cargo são fundamentais. Veja abaixo o que separamos para você.

Empatia é a arma do operador de telmarketing
Empatia é a arma do operador de telmarketing

1. Abuse da empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando se está atendendo um cliente é importante prestar atenção em como ele fala e assim descobrir o melhor jeito de aborda-lo. Lembre-se que o objetivo é sempre a satisfação do cliente.

Tudo que você falar para o cliente deve ser consistente, não basta satisfazer o cliente com uma informação qualquer e posteriormente ter que atende-lo outra vez. Se livrar de clientes mais difíceis desligando o telefone é imperdoável.

2. Entenda o seu universo

Não importa para que empresa você trabalhe é sempre importante aprender tudo sobre esse universo.  Tanto faz se você trabalha em uma agência de marketing digital ou em um SAC de produtos naturais é importante que você entenda sobre o que você está falando para conseguir ajudar o cliente.

3.Persistência

Em Call Centers existe muita pressão tanto da parte da gerência quanto dos clientes.  Manter o foco, traçar metas e persistir nelas é fundamental para que você consiga cumprir seus objetivos e satisfaça a todos.

4. Organização

Organização é imprescindível para conseguir manter uma linha de raciocínio, ligar para todos os clientes, conhecer as necessidades de cada um e ainda responder todas as perguntas satisfatoriamente. Sem organização, você ficará confuso e acabará se perdendo durante o atendimento. Deixar o cliente na espera para ir procurar uma informação que deveria estar a mão deixa uma péssima impressão.

5. Trabalho em equipe

O ambiente de um Call Center pode parecer muito individual e competitivo, mas na verdade ele é muito colaborativo e precisa de uma equipe competente para mostrar um bom desempenho. Um único operador de telemarketing sozinho não consegue trazer todos os resultados para a empresa. Lembre-se por mais que você se destaque mantenha bons relacionamentos,  ouça dicas, conheça todas as operações e fique a para de tudo que está acontecendo!

 

 

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