Você tem contratado bons profissionais para o call center?

 

A rotatividade de colaboradores de Call Center costuma ser muito alta, o que não é positivo para ninguém. A boa notícia é que esse problema pode ser facilmente resolvido, principalmente com o auxílio do departamento de Recursos Humanos.

Assim, o responsável pelo recrutamento e seleção deve atentar-se a alguns detalhes específicos no momento de escolher o candidato ideal.

Características desejadas na contratação para o Call Center

Optar por um profissional para trabalhar em determinada empresa vai muito além de apenas verificar a formação educacional, a experiência profissional ou as possíveis referências de antigos gestores. É preciso estar atento aos interesses, detalhes e características de personalidade.

Para garantir que a empresa de Call Center esteja escolhendo bem seus futuros colaboradores, os profissionais do RH, durante todas as etapas do processo seletivo, devem procurar pessoas que tenham:

  • Interesse na área de atendimento. É imprescindível ter a certeza de que o candidato está levando a vaga a sério, e não apenas pensando na oportunidade como uma segunda ou terceira opção. Para evitar essa situação, descubra se a pessoa tem interesse e conhecimento genuínos na área de atendimento;
  • Facilidade para conversar. A fala e a habilidade de comunicação são os principais instrumentos de trabalho para atendimento de call center. Dessa forma, observe se a pessoa tem facilidade para fazê-lo, além de saber ouvir e ter paciência.  Afinal, tudo isso será crucial no dia a dia de trabalho;
  • Comprometimento. Nenhuma relação de trabalho é positiva e traz bons resultados sem comprometimento mútuo, ou seja, tanto do gestor quanto do colaborador. Por isso, desde o início do processo seletivo, é fundamental observar a pontualidade, comportamento e organização do candidato;
  • Capacidade para lidar com situações de conflito. É de conhecimento geral que trabalhar em atendimento de Call Center pode ser estressante, uma vez que envolve lidar com pessoas que geralmente estão insatisfeitas ou precisando resolver problemas. Aplicar dinâmicas em grupo no processo seletivo é uma ótima forma de avaliar essa competência!;
  • Saibam fazer a gestão de tempo. Embora essa seja uma competência relevante para basicamente qualquer vaga de emprego, é importante procurá-la, também, pois o profissional deve atender bem e dentro de um tempo limite ideal, sem atrapalhar outros atendimentos;

Detalhes após a contratação 

Após a contratação, o departamento de Recursos Humanos deve continuar atento, e é fundamental prestar auxílio para o colaborador, suprindo suas necessidades e sanando suas dúvidas, principalmente no período de experiência.

A Top Use é uma empresa que fornece equipamentos para Call Center, fazendo muito mais do que isso: preocupa-se também em auxiliar as empresas, garantindo que o trabalho seja feito da melhor forma possível, gerando bons resultados.