O que é disfonia e como evita-la

Existe um problema muito comum com quem trabalha com a voz, a disfonia, também conhecida como rouquidão. Para cantores, locutores e operadores de telemarketing não tem problema maior que esse.

A disfonia é a dificuldade em falar, um impedimento na reprodução natural da voz. Existem diversos fatores que podem causar esses problemas, entre eles estão o abuso vocal e o uso incorreto da voz.

A disfonia é divida em 2 grupos:

• Disfonias Funcionais

• Disfonias Orgânicas

 

Disfonias funcionais

As funcionais não causam alterações visíveis nas pregas vocais. Essas disfonias são causadas pelo uso errado ou abusivo da voz. Por isso é muito importante que gerentes de Call Center e operadores de telemarketing recebam orientações sobre o cuidado da voz. Veja abaixo as três principais causas para a disfonia funcional.

Uso incorreto da voz

Usar a voz o dia inteiro é um problema, ainda mais como não se sabe como usa-la. Forçar o tom, gritar e sussurrar fazem muito mal para as cordas vocais. É muito importante evitar complicações futuras.

Inadaptações Vocais

O aparelho vocal é constituído por diversas estruturas, não existe uma única responsável pela fonação. Essas estruturas precisam se adaptar para criar a voz e a entonação certas, quando a adaptação é falha ocorrem s problemas com a voz.

Alterações Psicoemocionais

As emoções também regulam a voz. Por isso, ao escolher um operador de telemarketing busque alguém calmo e centrado, porque uma pessoa muito emotiva transmitirá tudo na sua voz. Emoções muito fortes são capazes de causar a disfonia funcional.

Disfonias Orgânicas

As disfonias orgânicas são aquelas que vão causar uma alteração orgânica na anatomia das pregas vocais.

Existem vários tipos de alterações anatômicas, veremos algumas:

Nódulos

Os nódulos são tumores benignos que se alojam nas pregas vocais. Geralmente, eles têm origem no mau uso da voz. Nem sempre é preciso fazer cirurgia para remove-los, mas é preciso fazer a fonoterapia.

Paralisia das pregas vocais:

A paralisia das cordas vocais acontece devido a uma lesão nervosa, ela pode atingir somente um prega vocal ou as duas. Esse problema pode decorrer de alterações cerebrais, cardíacas e tumores. O tratamento pode ser feito através de cirurgia e fonoterapia.

 Um bom headset é fundamental para o atendimento, mas ter a voz impecável e saudável também é essencial. Por isso a Top Use tenta te ajudar fornecendo a melhor tecnologia e dicas de saúde!