Tratamentos e cuidados para preservar a voz

                A disfonia é um grande problema para qualquer um que trabalhe com a voz de cantores profissionais a operadores e telemarketing.  Claro, todos tem que se proteger desse mal, mas aqueles que dependem da voz para trabalhar devem ter um cuidado redobrado.  

O som vem do ar dos pulmões e passa pelas pregas vocais e pela laringe antes de se transformar em voz. Se em algum desses sistemas existir um problema a voz sairá prejudicada e ocorrerá a disfonia. Essa doença pode prejudicar muito o profissional por isso além de headsets de qualidade é imprescindível que o operador de telemarketing tenha uma voz saudável. Já falamos aqui no blog sobre os principais tipos de disfonia, agora vamos falar sobre alguns sintomas e alguns cuidados.

Sintomas e cuidados

Quando o problema está instalado alguns sintomas começam a aparecer como a rouquidão constante, dor, ardência na garganta cansaço ao falar e dificuldade para ser entendido. Esses problemas vão atrapalhar muito quem trabalha com a voz, por isso, a indicação é ir procurar um otorrino para avaliar sua laringe e um fonoaudiólogo para te auxiliar no tratamento.

Algumas recomendações básicas, com certeza, vão acompanhar o tratamento, elas tentam alterar um pouco a sua rotina para que a disfonia não volte a acontecer.

Manter-se hidratado, por exemplo, é sempre uma delas. Isso ocorre, porque a água lubrifica a laringe o que faz com que você se esforce menos para falar. Essa dica vale para qualquer profissional que use a voz, professores ou operadores de telemarketing. Só que tenha cuidado, não adianta nada beber muita água de uma vez só. O consumo de líquidos precisa ser feito ao longo do dia.

A alimentação também precisa ser muito boa, porque descuidos podem fazer com que o suco gástrico suba para a laringe e faringe e cause o chamado refluxo gastroesofágico. Nesse caso os sintomas são iguais os da laringite. A recomendação é evitar laticínios, chocolate, alimentos condimentados e gordurosos e café antes de muito esforço vocal.

Ainda é muito importante ter cuidado na hora de falar. Algumas atitudes podem acabar causando muita tensão nas cordas vocais e prejudicar toda a fonação. Não sussurrar, nem gritar ou forçar a voz são alguns cuidados básicos . Veja aqui mais dicas de como usar a voz corretamente.