Teleatendimento e telemarketing: confira as diferenças e semelhanças

 

Você sabe qual é a diferença entre teleatendimento e telemarketing? Embora ambos os serviços possam ser realizados pelo mesmo profissional, eles possuem uma diferença no que se refere ao conceito. Um deles tem como foco vender produtos e serviços, enquanto o outro, apenas realizar atendimentos para solucionar problemas pertinentes aos produtos vendidos anteriormente.

Engana-se quem acredita que o fato da ligação partir do cliente caracteriza um ou outro. Ambos os serviços, de teleatendimento e telemarketing, recebem ligações. Embora o cliente costume entrar em contato geralmente para tratar de assuntos relacionados a problemas, isso também pode ocorrer quando a intenção é a de saber mais detalhes sobre algo que a empresa comercialize. Para quem trabalha com isso, os direitos trabalhistas são os mesmos, pois possuem características muito semelhantes, como a carga horária e as situações de estresse.

O setor voltado ao atendimento é especializado em responder pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), solucionar problemas com pagamento, cobrança, entre outras questões de suporte ao cliente. Já o de marketing nada mais é do que uma das estratégias para vender mais e descrever as condições da empresa para que o cliente possa adquirir um novo item ou serviço que esteja sendo vendido. De qualquer maneira, teleatendimento e telemarketing têm em comum o fato de o contato ser feito exclusivamente pelo telefone. Com bons resultados até os dias de hoje, os dois tipos de serviço têm grande contribuição no serviço de atendimento ao consumidor, sendo indispensável dentro da empresa.

Para a Top Use, especialista em equipamentos de comunicação por voz, ambos os casos exigem uma boa estrutura para os profissionais. Só assim será possível estabelecer um contato satisfatório com o cliente. Além da ligação possuir uma qualidade superior à tradicional, o colaborador que atua como operador de teleatendimento e telemarketing terá a oportunidade de trabalhar em um ambiente confortável e mais agradável. Para entender melhor como funcionam os tipos de telemarketing, não deixe de acessar o texto “Telemarketing ativo e receptivo: veja como prestar um bom serviço” que está no blog da Top Use. Aproveite também para navegar em nossa loja virtual e conferir as opções de equipamentos e acessórios disponíveis.