Sua empresa faz o programa de conservação auditiva? Conheça os benefícios!

Uma das maiores preocupações para quem atua na área de call center, seja como atendente ou em cargos de liderança e gestão, são os problemas com a audição. Mesmo com o uso de equipamentos específicos e seguindo os cuidados básicos diários, os problemas podem acontecer. Para trabalhadores que atuam no setor de atendimento telefônico, é recomendado realizar o programa de conservação auditiva, que ajuda a monitorar a saúde da audição.

Você sabe o que é o programa de conservação auditiva?

O PCA – Programa de Conservação Auditiva é uma série de medidas técnicas e administrativas que zelam pela saúde de colaboradores que trabalham em ambientes de constantes ruídos sonoros e elevados.

O PCA, previsto pelo Ministério do Trabalho e Emprego, cobra medidas básicas e padronizadas para a implantação do programa. O objetivo é evitar a PAIR – Perda Auditiva Produzida por Ruído aconteça.

Para a implantação do programa de conservação auditiva é necessário o suporte de profissionais variados, em diversos segmentos como: fonoaudiologia, medicina e até mesmo engenharia.

Os benefícios do programa

Além de ser uma norma estabelecida e uma medida de segurança do trabalho, o programa de conservação auditiva garante a segurança e qualidade de vida dos funcionários de uma empresa que realiza serviços em ambientes de grande pressão sonora. Uma vez que o programa é adotado, alguns problemas podem ser evitados.

Vale lembrar que o programa não busca identificar qual trabalhador sofre com a perda auditiva. O real objetivo é a conservação da integridade física do funcionário. Ao preocupar-se com a saúde da equipe, a empresa cuida da própria saúde, afinal, funcionários satisfeitos com o ambiente de trabalho realizam melhor suas funções e produzem mais. Dessa forma a empresa só tem a ganhar quando oferece a sua equipe condições de trabalho seguras e favoráveis para realizar o desempenho.

Dica amiga

Para quem trabalha com call center e está exposto aos ruídos e a alta demanda de ligações, o uso de headset monoauricular é o mais indicado para a realização do trabalho, já que conta com o fone de um lado só e volume ajustável.

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