Simples cuidados com os headsets que protegem a sua saúde

Aprenda jeitos fáceis e simples de cuidar da manutenção e limpeza dos headsets                   

Já explicamos aqui como escolher seus headsets, agora é hora de explicar os cuidados básicos e acessórios, que você vai precisar na hora de usa-los.

O primeiro cuidado, que se deve ter ao usar os headsets é não compartilha-los. O headset é um equipamento de uso estritamente pessoal, já que ele está em contato direto com a pele e mucosas do operador.  Caso ocorra o compartilhamento, mudar o tubo de voz e o protetor auricular, o uso coletivodesse tipo de equipamento pode causar infecções como a otite. Também é importante lembrar que sempre que o headset for levado para a manutenção deve-se retirar a espuma protetora e o tubo de voz, para que eles não voltem contaminados.

Cuidados simples com headsets

Cuidados simples com headsets

Quando você for escolher um protetor auricular deve dar preferência aos antialérgicos e aos de courino. Os protetores auriculares de espuma começam a esfarelar ao serem higienizados algumas vezes, por isso a vida útil deles é menor. Os de courino por outro lado costumam ser mais resistentes, mas eles devem ser trocados a cada seis meses.

O tubo de voz é outro equipamento estritamente pessoal e não deve ser compartilhado. Por isso é recomendável escolher headsets que possuam o tubo de voz removível , até porque a troca do tubo de voz deve ser realizada periodicamente.  Além do desgaste natural, o tubo pode ser obstruído por alimentos, que são ingeridos durante o uso do headset, resíduos de maquiagem como batom e gloss, a saliva e a utilização de chicletes enquanto está usando o aparelho. Uma opção para evitar a obstrução do microfone é a utilização e reposição constante dos protetores de espuma para microfone.

Cuidados básicos melhoram o desempenho do seu Headset

Cuidados básicos melhoram o desempenho do seu Headset

Sempre que o tubo for obstruído ou apresentar ruídos deve ser substituído ou reparado, porque a voz distante, o chiado e a má compreensão do que está sendo falado deixam a impressão de ambiente mal cuidado e desinteressado e isso pode prejudicar a sua negociação com clientes.

Você tem mais alguma dúvida sobre como usar os acessórios dos headsets? Mande para a gente!