Ruídos atrapalham rendimento no call center, saiba como evitar!

Smiling positive young businesspeople and colleagues in a call center office.

O call center é uma central de atendimento que tem o objetivo se relacionar diretamente com o consumidor de diferentes segmentos como telefonia, cartões de crédito, bancos, entre outros. Um call center com ruídos demais é um problema, pois os atendentes não conseguem compreender os clientes e nem os clientes os atendentes, o que gera desconforto, torna o atendimento ineficaz e gera prejuízos para a empresa. Existem algumas maneiras de reduzir ruídos no call center que as empresas do ramo podem seguir. Confira!

 

Comunicação entre os agentes

Os operadores devem ser treinados para manter o tom de voz durante a conversa e não prejudicar os colegas, além disso, estes devem evitar discussões e conversas paralelas durante o expediente, evitando que o cliente ouça conversas desnecessárias e pessoais. Uma forma da empresa reduzir esse ruído é reduzindo o número de colaboradores no mesmo ambiente e também implantando um sistema de comunicação por chat/áudio exclusivo para agentes e supervisores para que o contato seja feito de forma silenciosa.

Uso de celulares

Aparelhos de telefone costumam fazer bastante barulho com toques e alertas, vários deles reunidos em uma sala são ruídos sem fim, por isso é indicado que todos os celulares sejam deixados no silencioso e de preferência fora da baía de trabalho dos operadores, pois além do barulho, eles podem causar distrações. Os agentes devem manter os problemas pessoais longe do local de trabalho e os clientes não precisam escutá-los.

Bons headsets

Bons equipamentos auxiliam na redução de ruídos e aumentam a qualidade da ligação. Opte, preferencialmente, por headsets que possuem cancelamento de ruído. Essa função ajuda a reduzir o stress causado pela poluição sonora dos andares cheios de atendentes, além de melhorar a qualidade do atendimento, já que o operador está mais concentrado.

Use o ambiente apenas para atendimento

O local onde está concentrada as operações do call center devem ser usados exclusivamente para isso, reuniões e pausas para almoço e lanche precisam ser feitas em ambiente diferentes, evitando assim que o ruído gerado tipicamente por esses encontros atrapalhe as ligações e os operadores possam garantir um atendimento de qualidade aos clientes.

Isolamento acústico

As empresas de call center devem se preocupar em ter um isolamento acústico adequado nas salas de atendimento, evitando que os ruídos externos atrapalhem a concentração dos operadores e as ligações. Truques como divisórias de vidro, portas corredores para cada área ajudam a diminuir o volume das ondas sonoras entre os atendentes e mantém o foco em cada ligação. Trocar o piso por carpetes e colocar plantas no ambiente também ajuda a reduzir os ruídos.