Recrutamento para call center: confira dicas práticas para não errar


O processo de recrutamento e seleção de qualquer empresa deve ser bastante minucioso, pois envolve a contratação de um novo profissional que irá, juntamente com os demais, representar a empresa perante o cliente. Quando é necessário fazer um recrutamento para call center existe uma preocupação ainda maior, visto que se trata de um trabalho em que o atendimento ao cliente é feito de maneira direta. Se você precisa selecionar um novo colaborador para atuar como operador de telemarketing e está em dúvida sobre como proceder, a Top Use traz no post de hoje algumas dicas de como realizar essa missão.

Qual o perfil de colaborador estou buscando em um recrutamento para call center?
Essa é a primeira pergunta que um recrutador precisa fazer, antes mesmo de chamar um candidato para a entrevista. Os currículos devem ser selecionados pelo perfil desejado e essa é a primeira triagem a ser feita. Caso a empresa precise de alguém experiente para ocupar um cargo importante, não irá adiantar contratar uma pessoa que nunca trabalhou na área. Já se o tipo de atividade a ser realizado possa ser desempenhado apenas com treinamentos que a empresa mesmo vá oferecer, as oportunidades para primeiro emprego podem ser o foco, por exemplo.

Como devo demonstrar credibilidade no momento da contratação?
Essa é uma missão que pode ser demonstrada em todas as etapas do processo de recrutamento para call center. Definir as etapas de seleção a serem cumpridas, realizar a divulgação da abertura de vagas de forma organizada e destacar exatamente o perfil desejado evita que pessoas que não se enquadrem no que a empresa procura se candidate. Isso também ajuda a selecionar profissionais mais bem qualificados, pois muitos avaliam a organização da empresa antes de demonstrar interesse.

Como fazer uma seleção eficiente?
Além da triagem do currículo, como indicamos anteriormente, no momento da entrevista é interessante dar ao candidato um teste, em que ele tenha que desempenhar a função para a qual pode ser contratado. Ao avaliar a maneira como ele lida com a situação, bem como o interesse dele em apresentar seu melhor, o recrutador terá mais ferramentas para avaliação. Ser o máximo possível transparente e informar as condições de trabalho durante o recrutamento para call center também é interessante para que a pessoa possa fazer sua avaliação se realmente tem interesse.