Quer saber como reter talentos em sua empresa? Confira!

Toda empresa é como um organismo vivo, onde cada funcionário, independentemente do cargo, é vital para o funcionamento harmônico do todo. 

Se alguma área deste organismo está funcionando mal, gestores estão acostumados a propor ações para recuperar seu desempenho. Mas, como reter talentos?

Quando um funcionário desempenha sua função perfeitamente, mas, por algum motivo, deseja deixar a empresa, muitos gestores podem se deparar com uma situação delicada. 

Isso porque é preciso ponderar de forma bastante criteriosa até qual ponto a empresa dispõe de recursos para satisfazer esse empregado em razão de seu potencial de agregar valor à mesma.

Identificar os problemas profissionais e interpessoais que levam esse bom colaborador a sinalizar que está em busca de novos ares é um ótimo começo. O trato pessoal neste tipo de tema é fundamental, desde que haja uma relação cordial e franca entre colaborador e gestor.

Contudo, pensando em como segurar um empregado de forma geral, as boas práticas na gestão de pessoas indicam algumas ferramentas extremamente eficazes.

Plano de carreira para colaboradores

O plano de carreira é um planejamento cada vez mais comum nas empresas e que consiste em um plano de metas a curto, médio e longo prazo, com respectivas promoções e prêmios para o funcionário.

Entre as estratégias relacionadas a como reter talentos essa é uma excelente alternativa, pois implica no acolhimento do funcionário dentro de uma visão estratégica em longo prazo, o que traz vários efeitos positivos para o colaborador e para a empresa:

  • faz o colaborador sentir-se prestigiado pela empresa;
  • aumenta a produtividade em função do cumprimento de metas;
  • colabora para o crescimento pessoal e profissional do colaborador;
  • fornece parâmetros claros para promoções;
  • baseia-se em meritocracia;
  • ganho expressivo de motivação do colaborador para continuar na empresa.

Como segurar um empregado através do reconhecimento

Em muitos casos, o desejo do colaborador em deixar um local de trabalho está associado a falta de reconhecimento. E que fique claro: essa percepção de desprestígio pode ter inúmeras causas para além da remuneração.

Portanto, como segurar um empregado que não se sente reconhecido? 

Dar o merecido crédito em ações de sucesso, delegar responsabilidades e promover desafios profissionais com base nos talentos individuais são formas de motivá-lo e fazer com que ele sinta que é parte importante da empresa.

Infraestrutura e ferramentas de trabalho

Em última análise, prover a infraestrutura adequada e ferramentas confortáveis de trabalho é uma ótima maneira de como segurar um empregado com inteligência, especialmente em atividades cuja natureza demanda intensa produtividade, como call centers.

Para esses casos, a Top Use dispõe da linha mais completa e moderna de headsets do mercado, com tecnologia de ponta, alto desempenho e conforto total para usuários, fatores que influenciam diretamente em sua produtividade.