Entenda porque o setor de SAC é tão importante dentro da empresa

 

Todo mundo um dia já precisou entrar em contato com uma empresa. Seja para questionar um produto ou serviço, ou mesmo trocar seu plano. Isso mostra o quanto esse setor que liga empresa e cliente é importante. Sem ele, uma série de questões seriam muito mais burocráticas, sem contar que levaria um tempo muito maior de resolução. O setor responsável por esse atendimento, geralmente é denominado SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor, e é composto por call centers, sejam eles terceirizados ou internos, sem contar nos atendimentos presenciais.

Os profissionais que atuam no SAC ficam o dia todo com o telefone a postos, aguardando o chamado de um cliente. Assim que ele detalha a questão que o motivou a entrar em contato, eles se mobilizam para buscar uma solução. Essa pode ser desde uma informação, à consulta do status do pedido ou da entrega, bem como quais devem ser os próximos passos do consumidor. Trata-se de um atendimento que traz a quem realizou a compra, uma segurança sobre a qualidade e a procedência da empresa.

Porém, para que efetivamente seja transparente essa responsabilidade por meio do SAC, é preciso que o atendimento seja feito com bastante atenção. A resolução do problema é outro fator muito importante a ser levado em consideração, já que de nada adianta uma loja que atenda ao chamado prontamente, mas não esteja capacitada para resolver o problema. 

Nesse sentido, o investimento no SAC é imprescindível, não só em equipamentos de qualidade e bem-estar no ambiente de trabalho, como também em treinamentos e qualificações. Favorecer encontros que deixem os colaboradores cientes da situação da empresa e de como devem se portar diante do cliente é muito importante e pode ser a chave para um bom atendimento. Atualmente, pensar em novas maneiras de se realizar o SAC também é uma boa alternativa. As redes sociais têm se mostrado um ótimo canal e muito explorado pelos clientes. Por outro lado, os métodos tradicionais não devem ser deixados de lado, já que ajudam a consolidar a autoridade da empresa.