Por que trocar seus fones de ouvido convencionais por headsets?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada fone de ouvido

 

Se você costuma falar muitos ãhns e o quês durante uma conversa, ouvir zunidos, barulho abafado ou levanta a voz sem perceber, você pode estar com algum problema de audição.

Os problemas de audição são causados por diversos fatores externos, como barulho de obras, da rua, caixas de som, infecções e também pelos fones de ouvido. Usados corretamente os fones de ouvido não representam perigos para saúde auricular. Para não causar danos a Sociedade Brasileira de Otologia recomenda que o volume do aparelho não ultrapasse 80 decibéis, acima disso o uso regular pode acarretar danos irreversíveis.

Para evitar problemas, além do volume do aparelho, a escolha do fone é muito importante. Para fazer a escolha certa é preciso conhecê-los.

Modelo Earbud

Fone de ouvido earbud

Fone de ouvido Earbud

Entre os fones de ouvido disponíveis existe o Earbud, que fica dentro da orelha, mas não do canal auditivo. Por isso, ele não abafa o som externo e ao usa-lo a tendência é aumentar o volume, assim acabamos ultrapassando os 80 decibéis recomendados e prejudicando nossa saúde.

———————————————————————————-

Modelos Intra aurais

Também existem os intra aurais, que entram no canal auditivo e devem ser usados em volumes baixos para não prejudicar a audição. Também é preciso um cuidado extra com a higiene desses aparelhos, como trocar a borracha periodicamente e não compartilha-los, para evitar otites, micoses e outra infecções.

Headsets ou Supra aurais

Modelo de headset

Modelo de headset

Por último temos os headsets também conhecido como supra aurais. Os headsets se caracterizam pela almofada ao redor da saída de áudio, que proporciona ótima qualidade sonora e um excelente isolamento acústico. Assim evita o ruído externo e possibilita ouvir em volumes mais baixos que o necessário nos demais modelos de fones. O isolamento acústico também aumenta o nível de concentração, já estão sendo feitas pesquisas que comprovam que o uso de headsets aumenta a produtividade de escritórios em até 43%.

Além disso, os headsets possibilitam que você fale ao telefone ou pela internet com as mãos livres e de maneira confortável. Por isso eles se popularizaram em escritórios e agências telemarketing, onde o uso desse aparelho é contínuo e é necessário digitar e se comunicar ao mesmo tempo. Na hora de escolher seu fone de ouvido é sempre fique atento ao conforto, ao benefício para sua saúde e à qualidade de som que ele proporciona.

Qual fone de ouvido você usa? Conte para a gente!