Os benefícios da ergonomia no Call Center

No Call Center os operadores tem que ficar sentados atendendo ligações a maior parte do dia e isso acaba prejudicando o corpo. Profissionais que já tem uma postura sedentária acabam sendo mais prejudicados ainda pela postura rígida e concentrada que o trabalho exige.

A ergonomia é um conjunto de ciência e tecnologias que adaptam as condições de trabalho ao que o corpo humano exige. Isso engloba postura, condições das cadeiras, altura e espaço das mesas, entre outros fatores.

Antes de falar sobre ergonomia é preciso entender que não adianta nada tornar o ambiente perfeito se o funcionário não sabe manter a postura e se sentar corretamente.

Na verdade, o ideal é que é o operador não passe todo seu tempo com a mesma postura. Ficar muito tempo na mesma posição causa estresse e pode ocasionar lesões na coluna.

Por isso, é importante que exista uma mudança periódica nos movimentos. Alternar suas posições sentadas e ficar em pé pode ajudar a evitar problemas nos músculos e na coluna.

Como é uma cadeira ergonômica?

Uma cadeira ergonômica precisa dar apoio e sustentação para a coluna. O apoio é função da base e do assento. O encosto da cadeira e a o braços são complementares à sustentação. Isso não faz com que eles sejam menos importantes.

O encosto pode ter diversas alturas, o baixo é usado para aumentar a liberdade de movimentos, enquanto o espaldar longo é indicado para quem vai permanecer longos períodos sentado e na mesma posição.

Os apoios para braço servem para aliviar o peso sobre os músculos dos ombros e da nuca.

Um bom encosto acompanha todos os movimentos das costas e a apoia em qualquer posição. Uma boa base deve ser giratória e permitir que o usuário se mova sem ter que sair do espaldar da cadeira.

Usar uma cadeira apropriada pode evitar diversos problemas de coluna. Bom equipamento é fundamental para que o Call Center se torne rentável e saudável, porque um bom trabalho exige uma saúde impecável.

Usar cadeiras ergonômicas aliadas com headset de qualidade reduz muito as chances do operador de telemarketing desenvolver algum problema de saúde. Fale com a Top Use na hora de equipar seu Call Center.