O trabalho dos operadores de telemarketing é bastante estressante e isso não é novidade. As longas horas diante de um telefone e um computador costumam ser cansativas e causar alguns efeitos colaterais. Um deles foi apontado em uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo revelou que os profissionais estão sujeitos à alteração da voz, em decorrência dessa ser o instrumento mais utilizado todos os dias para o desempenho das atividades. A principal recomendação é focar em prevenção para evitar esse tipo de problema. Oferecer boas condições para que os funcionários possam realizar sua função com segurança é primordial.

De acordo com o jornal Hoje em Dia, a pesquisa foi resultado de um mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência Fonoaudiológicas da UFMG, realizado pela fonoaudióloga Nathália Franco Cunha Caldeira. Ao todo, foram coletados os depoimentos de 80 operadores de telemarketing de uma empresa de Belo Horizonte. O levantamento apontou que 86% apresentou algum sintoma vocal. A maioria deles se queixaram de voz cansada e rouca ao fim do expediente, que consequentemente geram garganta seca e com dor.

Mais da metade dos operadores de telemarketing entrevistados, especificamente 56%, apresentaram de três a cinco sintomas. Muitos afirmaram que o local de trabalho não é satisfatório e 80% reconheceu que é preciso elevar a voz para falar ao telefone. Isso mostra a necessidade do investimento em qualidade de vida dentro da empresa. Não basta oferecer um salário competitivo e deixar de lado as boas condições para trabalhar. A fonoaudióloga, autora da pesquisa, reforçou que a temperatura e a ventilação do espaço inadequadas também são fatores que favorecem o surgimento dos problemas.

Nesse sentido, atuar na prevenção é a melhor estratégia, dispondo de salas arejadas, mesas e cadeiras confortáveis e equipamentos de qualidade. Os fones e microfones precisam estar na altura adequada e em perfeito estado de funcionamento para que não seja necessário elevar muito a voz para falar com a pessoa do outro lado da linha. A Top Use conta com uma linha de headset e bases discadoras que atendem perfeitamente a necessidade do seu call center. Ofereça o que há de melhor para os operadores de telemarketing. Acesse nosso site, confira as opções e solicite um orçamento.

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