O que posso fazer para vender e como aumentar as vendas de telemarketing?

O telemarketing, quando não é apenas uma central de informações por telefone, tem como principal função a venda dos produtos da empresa. Muitas delas dependem deste setor para manter-se no mercado de vendas, justamente por isso as empresas estão sempre preocupadas sobre o andamento desta área.

 

Como motivar uma equipe de operadores de telemarketing?

Para motivar a equipe, as empresas costumam fazer campanhas motivacionais e sorteios de prêmios, que ajudam a aliviar a tensão que a pressão de vendas exerce nos operadores de telemarketing. Porém, quanto menos você depender da motivação para equipe para atingir suas metas, melhor será o seu resultado. Demonstrando eficiência e talento, automaticamente você será reconhecido, podendo receber bonificação por isso. Mas como vender mais e melhor?

Ferramentas de trabalho de call center

A primeira coisa que você precisa saber é se está com todas as ferramentas de trabalho que precisa para realizar suas tarefas com mais eficiência. Checar sempre se todos os equipamentos e programas estão funcionando, como computadores, sistemas operacionais, headset, protetor de ouvido e até mesmo a cadeira, pois se ela estiver desconfortável, no decorrer do dia você começará a ficar exausto e poderá apresentar irritação, o que vai prejudicar gradativamente o seu rendimento no trabalho.

Dicas de telemarketing

Só tem sucesso nas vendas quem realmente sabe o que está vendendo, e esse conhecimento vai muito além do produto. Geralmente os produtos não vendem apenas a sua utilidade, mas também um conceito. Quem assina o serviço de TV a cabo não o faz apenas para assistir TV, mas para divertir-se ou despertar a busca pelo conhecimento em um assunto que ela desconhecia – deve-se levar em conta que como as pessoas trabalham, elas ficam em casa menos tempo, logo a ideia do conforto e diversão devem sempre ficar latente. Quanto mais informação você tiver sobre o produto, melhor será a sua venda. Verifique sempre se todas as informações do produto estão de fácil acesso para ser verificada sempre.

Livre-se dos problemas de stress!

Se não é bom conversar com alguém sobre conflitos do seu relacionamento, sendo que a pessoa está com a cabeça cheia de problemas, imagine como será o desastre nas vendas? A melhor forma de lidar com essa situação é procurar fazer atividades de descompressão ou que te ofereçam algum prazer. Todos têm problemas, mas é preciso também ter válvulas de escape para que esses problemas não virem doenças graves. O stress, por exemplo, pode desencadear desde uma “simples” queda de cabelo a um infarto. Faça atividades físicas, corridas no parque, cursos de artesanato ou qualquer outra atividade que você possa colocar o cérebro para descansar, ao invés de pressiona-lo ainda mais.

Equilibre-se

A área de telemarketing é uma das que mais geram stress, pois a pressão nesta área costuma ser bem intensa. Tendo a cabeça livre de problemas, o operador de telemarketing precisa manter o equilíbrio, já que ninguém gosta de receber uma ligação de uma pessoa nervosa ou ansiosa. Manter-se firme e coerente sempre ajuda a criar relações na conversa para cativar o cliente, garantindo também mais credibilidade. Com o devido equilíbrio, você estará atento para encontrar “brechas” na conversa com seu cliente e tocar no assunto que mais lhe interessa, para gerar ao menos o interesse de uma possível compra.