Novas regras de telemarketing devem entrar em vigor em seis meses


O serviço de telemarketing é um recurso utilizado por várias empresas como estratégia para alcançar novos clientes para os seus negócios. Embora com um resultado bastante interessante, há empresas que fazem um uso inadequado dessa ferramenta, importunando milhares de pessoas com ligações inconvenientes. Assim, com o intuito de evitar abusos, empresas do ramo, bem como a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), ligada ao Ministério da Justiça, têm estudado novas regras de telemarketing para regulamentar o setor de telecomunicações. Isso significa que de uma vez por todas, as chamadas inoportunas devem parar de atrapalhar a rotina dos brasileiros.

De acordo com o jornal Valor Econômico, as principais empresas do setor apresentaram no fim do mês de março à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma carta na qual se comprometem a criar mecanismos de autorregulação para reduzir o incômodo causado pelas ligações abusivas. O prazo solicitado na carta em questão é de seis meses, para que possam planejar a execução as novas regras de telemarketing e colocá-las em ação. O compromisso é que nesse período seja entregue um “Código de Conduta para Ofertas de Serviços de Telecomunicações por meio de Telemarketing”, a ser analisado em conjunto com a Secacom para garantir que os direitos do consumidor estejam devidamente assegurados. A iniciativa das empresas de se pronunciarem antes mesmo de uma decisão do governo sobre o assunto é inédita.

Porém, seis meses parece ainda muito tempo para que tudo seja regularizado, o que alerta as empresas do setor a realizarem um trabalho mais dinâmico, em que as novas regras de telemarketing possam ser implementadas antes disso. A Top Use, especialista em comunicação por voz há mais de 20 anos, reforça que existem muitos pontos ainda para serem aperfeiçoados no que se refere ao atendimento ao cliente, de modo a surpreender o consumidor sem ser inconveniente. “Oferecer um ambiente de trabalho favorável ao bom desenvolvimento do colaborador é uma das formas de mudar a metodologia de trabalho, de modo a garantir a qualidade do atendimento”, explica a empresa que reforça ainda que um operador satisfeito com o trabalho, certamente irá realizar suas atividades com mais atenção e responsabilidade, dentro das regras previamente determinadas pela empresa e pelos órgãos que a rege.

Entre as medidas básicas, que já devem estar em vigor e serem aprimoradas nos próximos meses, está a ligação em horário adequado para que a oferta de novos produtos ou serviços não seja realizada em um momento inapropriado. Respeitar os desejos do consumidor é outro ponto importante de se levar em consideração e deixar de lado a insistência sobre produtos que ele já disse que ter interesse. Como muitas empresas captam vários dados dos clientes, por meio de formulários ou contratos, a garantia de proteção dessas informações também é essencial. A diferenciação da ligação de telemarketing com o objetivo de anunciar uma novidade deve se diferenciar das realizadas por cobrança. A regulamentação entra como uma das novas regras de telemarketing e deve ocorrer em todos os setores do telemarketing.