Headsets e headphones: Você sabe qual a diferença? Descubra

Comuns em call centers e centrais de telemarketing, os headsets e headphones são confundidos constantemente, seja pelos nomes semelhantes ou por funcionarem em conjunto e alguns não compreenderem qual a real função de cada um. Você sabe qual a diferença entre esses dois equipamentos? Então confira a explicação da Top Use e acabe de vez com as dúvidas.

 

Headsets

Os Headsets são formados pelo arco que fica sobre a cabeça, os fones de ouvido e o microfone. Também conhecido como fone de cabeça, este equipamento se popularizou com o crescimento de telemarketings e call centers, visto que permite a realização de tarefas simultâneas facilita o atendimento dos operadores.

São diversos os modelos de headsets, cada um deles com foco em atender a determinadas necessidades dos clientes. É possível encontrar disponíveis no mercado, por exemplo, modelos de headsets monoauriculares e biauriculares, com conexão USB ou convencional, entre outros. Todas essas particularidades têm como intuito melhorar a experiência do usuário e oferecer mais qualidade e praticidade na realização das atividades diárias.

 

Headphone

O headphone nada mais é que um telefone, porém, ao invés de usar o monofone comum em outros aparelhos do gênero, utiliza um headset para comunicação. Graças a sua utilidade e associação com os headsets, este também é um aparelho que se popularizou junto com o crescimento das centrais de atendimento, principalmente por permitir que os atendentes façam, atendam e transfiram ligações a partir deles. Utilizado em ponto de ramal ou linha direta, o headphone é preparado para oferecer a melhor condição de áudio como recepção e transmissão.

Assim como os hedsets, os headphones também estão disponíveis em diversos modelos. A principal diferença entre os aparelhos de headphone é o fato dos contatos serem analógicos ou digitais. Esta é uma característica interna do aparelho e não da linha em que este está ligado. Modelos analógicos têm chave de liga/desliga mecânica e controle de volume deslizante ou rotativo. Já no modo digital os aparelhos têm uma tecla de Liga/Desliga mecânica pois o que controla é um circuito digital e o controle de volume e feito por uma tecla.