Gestão por quadril: quais as vantagens e como inserir no call center?

 

A avaliação contínua dos colaboradores é imprescindível dentro de uma empresa. Seja para estimular que o trabalho tenha um rendimento maior ou para aperfeiçoar a prestação do serviço, o importante é que o gestor fique atento à maneira como essa supervisão será realizada. Existe uma série de estratégias a serem colocadas em prática e que podem facilitar esse processo, como a gestão por quadril, já ouviu falar? 

A gestão por quadril é um método bastante utilizado em call centers e nada mais é do que um conjunto de técnicas que ajuda o líder a fazer uma avaliação mais justa da sua equipe e de cada colaborador individualmente. Assim, é capaz de diferenciar os colaboradores mais produtivos daqueles que estão abaixo da média esperada, permitindo que as estratégias sejam melhor administradas dentro da empresa.

Além da avaliação do desempenho, a gestão por quadril também é utilizada para:

  • Determinar a bonificação, comissão ou premiação de colaboradores
  • Mensurar a experiência do grupo
  • Identificar pontos fracos para investir em treinamento ou reforço.

Entenda de maneira geral como é feita a gestão por quadril:

  1. Define-se os critérios que serão utilizados para avaliação individual ou coletiva. (A dica é utilizar indicadores como faltas, satisfação do cliente, percentual de metas atingidas etc).
  2. Agrega-se um peso ou pontuação fixa sobre cada critério.
  3. Soma-se as notas obtidas para saber em qual quadrante se encontra o colaborador ou equipe.

A quantidade de colaboradores em cada quadril é o que irá nortear as ações que a empresa precisa tomar, em termos de qualificação e motivação. Lembrando que essa estratégia pode ser utilizada em diferentes contextos.

Embora exista uma maneira de se fazer a gestão por quadril, a recomendação é que cada empresa a adapte à sua realidade. A determinação dos critérios deve ser definida por todos os gestores envolvidos e devidamente comunicadas para os colaboradores. A gestão por quadril é uma ótima estratégia, mas as condições de trabalho oferecidas pela empresa também precisam atender às necessidades e com isso a Top Use pode ajudar. Não deixe de entrar em contato e adquirir os melhores equipamentos de comunicação por voz!