Gestão comercial e telemarketing: uma combinação de sucesso

 

Toda empresa deseja rentabilidade e eficiência em seus processos, mas nem todas contam com uma gestão comercial bem elaborada. A gestão comercial consiste, como o próprio nome diz, em gerenciar os recursos de uma empresa, sejam eles materiais ou pessoais. Entre as diferentes estratégias que podem ser adotadas para cada setor da empresa, no de Call Center, a mais eficiente é a gestão comercial no telemarketing.

A importância da gestão comercial no telemarketing

A gestão comercial no telemarketing pode ser feita com algumas estratégias de vendas, das quais a mais básica é a de conhecer o perfil dos clientes, suas preferências e características, antes de ligar para eles e tentar efetivar uma venda. Mas são usadas outras estratégias de gestão para o setor de Call Center. Isso porque quando não é bem administrado, o Call Center pode apresentar um rendimento muito baixo e algumas empresas acabam cortando esse setor sem saber a potencialidade que ele tem. 

O que caracteriza o telemarketing estratégico?

O telemarketing estratégico é caracterizado por ter alinhados dois pilares: gestão e composição tecnológica. Dessa maneira, o atendimento terá maior qualidade e a performance do atendente será aprimorada, também, com o uso de aparelhos tecnológicos. 

Existem algumas ferramentas que auxiliam a gestão comercial no telemarketing. Elas servem tanto para estratégias comerciais prévias ao contato com o cliente, como para análises de potencialidade de um produto, mapeamentos e muito mais depois de feitos os contatos. Algumas dessas estratégias são:

  • Business Inteligence

Consiste em analisar todos os dados gerados com o contato com diversos clientes e estabelecer padrões de comportamentos, desejos e necessidades. Dessa forma, o serviço de venda poderá cada vez mais se adequar aos perfis, sendo cada vez mais personalizados. 

  • Chats de atendimento 

É uma ferramenta que permite uma estratégia bem versátil e econômica. Os chats podem ser administrados facilmente em redes sociais e sites institucionais, além de permitir um atendimento da mesma qualidade do teleatendimento. Acabam reduzindo os gastos já que um único atendente pode gerenciar diversos pontos de atendimento. 

  • Speech Analytics

Através da análise da conversação, a ferramenta capta tons de voz e palavras do cliente indicando se representam insatisfação com o que está sendo oferecido ou propensão para aceitar a oferta. Esses dados podem fornecer palavras-chave, bem como relatórios estratégicos de dados. 

Unir tecnologia com estratégias bem desenvolvidas por profissionais de marketing pode, então, ser uma solução rentável para a empresa, se bem gerida, claro, já que um setor de Call Center que não gera resultados acaba por falir. 

Com as tecnologias atuais e as estratégias comerciais corretas é possível alavancar o setor de Call Center. A Top Use é uma das empresas que atuam no fornecimento de equipamentos para Call Center, sempre trazendo tecnologias novas, por isso é a indicada para quem deseja o melhor em equipamentos de Call Center.