Fuja do bloqueio: escutar ligações durante a venda melhora atendimento

 

O setor de telemarketing no Brasil é muito forte e é por meio dele que milhares de produtos e serviços são vendidos. Porém, as falhas nos atendimentos, a falta de jeito ao falar e as ligações em momentos inoportunos são alguns dos fatores que o tornam indesejado por milhares de brasileiros. Prova disso, é que cerca de 620 mil pessoas já tinham se cadastrado no site “Não me perturbe”, até as 17h de terça-feira, 16 de julho, dia em que ele foi ao ar, segundo dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O site foi lançado com o objetivo de permitir que consumidor tivesse a oportunidade de não receber mais ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação, cadastrando seu contato. Mas como mudar esse cenário? Como evitar que as pessoas bloqueiem a ligação? Escutar ligações durante a venda é uma das estratégias que pode ser colocada em prática para buscar aperfeiçoar o serviço e mudar a relação das pessoas com o telemarketing.

A Top Use, especialista em equipamentos de comunicação por voz, afirma que é possível reverter essa negação das pessoas com um serviço de qualidade. “A partir do momento em que as empresas deixarem de lado a maneira engessada como têm tratado as pessoas, certamente a relação com um potencial consumidor irá mudar”, diz. A empresa que tem mais de 20 anos de experiência, acredita que antes de tudo é necessário mudar internamente, os processos e a metodologia, para que os resultados possam alcançar as pessoas de fora. Uma das possíveis soluções apontadas pela empresa é escutar ligações durante a venda. Para a Top Use, realizar esse acompanhamento é demonstrar um real interesse em solucionar esse gargalo do setor e prestar um serviço diferenciado. 

Escutar ligações durante a venda possui vários pontos positivos dentro da empresa, sendo o primeiro deles a avaliação dos colaboradores. Por mais que o recrutamento para a contratação tenha passado ao gestor a segurança de que a pessoa contratada é capacitada o suficiente para a realização da atividade, nada melhor do que supervisionar e realizar as intervenções necessárias.

Além da avaliação do colaborador, escutar ligações durante a venda também permite que o gestor avalie a metodologia adotada internamente e, consequentemente, se há uma aceitação do mercado a esta proposta. Essa estratégia também fará com que seja possível escutar quais são os feedbacks a respeito de seu produto, se a oferta é atrativa e se seu preço está competitivo. Sem contar na mensuração se a marca é ou não conhecida ou se a propaganda está eficiente.

Um dos grandes segredos da atividade de escutar ligações durante a venda é a regularidade. Se houver continuidade na monitoração, a qualidade do serviço será muito maior, já que promessas indevidas e fraude nos indicadores de ligação e tempo de contato, realizada por um eventual colaborador poderão ser banidas. Também é possível identificar o profissional que se interessa apenas pelo salário fixo e benefícios e não em prestar um atendimento eficiente.