Fuja do bloqueio de ligação com um serviço de telemarketing diferente

O telemarketing é uma das grandes ferramentas utilizadas pelas empresas para vender produtos e serviços, porém, isso nem sempre é realizado da maneira mais satisfatória. Muitas vezes, a abordagem inconveniente acaba atrapalhando as vendas e afastando ainda mais o cliente. Com o intuito de proteger o consumidor no que se refere às insistentes chamadas, o Procon-SP oferece o serviço de bloqueio de ligação de telemarketing, que entrou em vigor em 2009. Segundo o portal do Governo do Estado de SP, desde então, quase 1,5 milhão de titulares autorizaram as interrupções das chamadas, tendo o órgão recebido no período 75.268 denúncias. Prestar um serviço de telemarketing respeitando o cliente não é difícil e permite que empresas do segmento tenham bons resultados, basta seguir algumas orientações.

O Código de Ética do Telemarketing, criado em conformidade com a legislação vigente e com o Código de Defesa do Consumidor, nada mais é do que uma iniciativa de três entidades representantes do mercado de Relacionamento com Clientes e Consumidores no país, sendo elas a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD), a Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (ABRAREC) e a Associação Brasileira de Telemarketing (ABT), que tem por objetivo aprimorar o atendimento aos consumidores e aos clientes contratantes. Esse é um dos documentos no qual as empresas podem se embasar para fugir do bloqueio de ligação e prestar um serviço de telemarketing eficiente.

O documento dispõe sobre algumas obrigatoriedades e entre elas está a devida identificação na chamada, em que é necessário informar o nome do operador, a empresa e do que se trata a ligação. O segundo ponto é a clareza, indicando a importância de passar todos os detalhes e possíveis cobranças que venham a ser realizadas na contratação do serviço de forma clara e realista, sem que o consumidor fique com dúvidas. É preciso ainda que ele tenha acesso a informações da empresa que possam ser utilizadas, caso haja interesse, posteriormente para entrar em contato. Além dos valores, o prazo de entrega, as condições de pagamento e demais despesas extras como frete, impostos e seguros também devem ser ditas.

Uma outra dica importante é não desprezar o concorrente. Cada serviço de telemarketing possui uma maneira de trabalhar e apontar as falhas do outro não o torna melhor. Assim, buscar destacar as qualidades da empresa e mostrar ao consumidor as vantagens de adquirir os serviços por ela oferecidos é o melhor caminho e uma boa estratégia para evitar o bloqueio de ligação. Caso as propostas apresentadas atendam realmente ao que ele procura, certamente isso irá influenciar na decisão.

A Top Use, especialista em equipamentos de comunicação por voz, reforça que o serviço de telemarketing é fundamental, uma vez que é por meio dele que é criada uma relação com o cliente, importante para prestar um atendimento de qualidade e divulgar a marca. Porém, esse contato deve ser feito de maneira respeitosa, atendendo as determinações estabelecidas pelas entidades competentes, para que o bloqueio de ligação não seja uma opção. “A partir do momento em que a visão deixa de ser meramente comercial e passa a ter foco em atender satisfatoriamente, certamente a empresa realizará um trabalho cuidadoso e o consumidor passará a dispensar uma atenção maior ao que está sendo dito”, reforça.