Exercícios vocais para melhorar a voz

Confira algumas dicas de exercícios para melhorar a voz e a dicção!

Quem trabalha usando a voz, principalmente operadores de telemarketing, têm por obrigação falar mais do que deve.

Porém, quem usa a voz como ferramenta de trabalho deve ficar atento para não falar demais ou de maneira incorreta.

Dicas de exercícios para melhorar a voz

 

Dicas de Telemarketing: Como ouvir?

Quem fala tem por obrigação aprender a escutar, para que mantenham assim uma boa comunicação. Mas de nada adianta apenas saber escutar o que a outra pessoa está falando, é preciso ouvir. Existe uma diferença entre ambos: quem escuta, escuta pouco; já que ouve, presta atenção de fato no que foi dito. Sabendo ouvir o outro, você conseguirá entender o que a outra pessoa, facilitando a comunicação e evitando perder tempo com as discussões geradas pela falta de entendimento. Imagine que você trabalhe 6 horas por dia numa central de call center e “discuta” com todos os clientes que atende por não saber ouvir cada caso. Além de sair irritado, consequentemente sua voz irá se alterar, gerando uma fadiga que poderá prolongar-se para os demais dias, até chegar a rouquidão. Ouça sempre antes de falar.

Dicas de Telemarketing: Respire bem para falar melhor!

O nosso corpo precisa de ar e sua voz ainda mais, já que a respiração é um fator fundamental para a fala. O som que sai da sua garganta acontece devido a saída de ar dos pulmões que vai pela laringe; ao chegar nas cordas vocais elas vibram e emitem o som que você produziu. Assim que o som sai, a movimentação da língua, lábios, véu palatino (a parte mole do céu da boca) e mandíbula formam as palavras, porém para que este trabalho se complete, a inspiração e expiração se fazem necessárias. É por este motivo que quem respira bem consegue manter uma boa voz. Se você tiver problemas de respiração, consequentemente sua voz será afetada. Neste caso, procure um médico especialista.

Exercite sua língua

vPode soar estranho, mas assim como quem deseja ter um corpo malhado deve praticar atividade física, quem deseja falar bem deve fazer exercícios vocais e colocar sua língua para trabalhar, afinal, ela também é um músculo! Para isso, é indicado fazer repetidamente vários exercícios para melhorar a voz como trava-línguas, correção de sibilação e articulação e treinamento de fonoarticulação. Se você pesquisar aqui na internet, encontrará vários tutoriais sobre estes assuntos, ou se desejar, procure um fonoaudiólogo. Logo após a prática de exercícios de voz você sentirá uma diferença na forma de falar e em como a sua língua se posiciona na boca, antes, durante e depois da fala.

Lembre-se sempre desta dica de telemarketing: antes de começar seu atendimento no call center e antes mesmo de colocar seu headset, faça alguns exercícios vocais para melhorar o tom da sua voz no pc ou no microfone e, consequentemente, melhorar sua dicção.