Estresse no call center: saiba como evitar este problema na sua empresa

Call center team at office on the phone with headset

O estresse é apontado por diversos especialistas como o principal fator de risco de doenças, absenteísmo e queda no nível de produtividade no trabalho. As funções exercidas nos call centers são sempre citados entre os empregos mais estressantes da atualidade. Tanto o operador de telemarketing, quanto o gestor de Call Center sofrem pressões enormes para atingir as metas, além dos problemas que precisam lidar diariamente, e acabam se tornando vítima desse mal. Por sua vez, o estresse acaba afetando o rendimento profissional, a saúde e a vida pessoal do funcionário.

A demanda excessiva de trabalho e a incapacidade do organismo em lidar com essa pressão são os principais fatores que causam estresse nos funcionários dos call centers e esse acúmulo de pressão, seja pelo trabalho ou outro motivo, causa diversos problemas de saúde e até mesmo o afastamento dos colaboradores. Os atendentes que sofrem com o estresse apresentam sintomas como dificuldade de concentração, fadiga, dores de cabeça ou musculares, desinteresse no trabalho, dificuldades para dormir ou permanecer acordado, problemas digestivos e até mesmo uso excessivo de álcool e outras drogas.

Para evitar que os problemas de trabalho atrapalhem a sua vida pessoal, os operadores de call center precisam se dedicar também a atividades de lazer e hobbies, ter momentos de prazer auxilia para que a situação não se agrave ainda mais. Porém esse não é um problema exclusivo dos colaboradores, as empresas devem reconhecer esta questão e propiciar um ambiente laboral saudável que busque o bem estar e produtividade dos funcionários. Mas como fazer isso? Não há uma fórmula pronta e ideal, mas diversas empresas estão investindo em medidas alternativas e criativas para diminuir o estresse.

Ginástica laboral, cafés da manhã em equipe, caminhada, massagens e outras atividades de relaxamento, gincanas entre as equipes, espaço dedicados ao lazer, entre outras ações irão aliviar o estresse no ambiente de trabalho e motivar os operadores de telemarketing. Com uma mente relaxada e mais confortável, o colaborador conseguirá exercer melhor sua função, o que beneficia a empresa, mas não somente ela, um funcionário mais disposto pode ser promovido e receber outras oportunidades de se desenvolver.

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