Descubra como funciona o canal auricular

O canal auditivo mede aproximadamente 4cm, mas apesar de ser pequeno faz uma diferença enorme na nossa vida. Já ensinamos aqui no blog como cuidar da saúde dos seus ouvidos, agora vamos explicar um pouco sobre como ele funciona.

O ouvido se divide em três partes principais a externa, a média e a interna. A parte externa é a responsável pela captura do som e a condução dele ao tímpano. O ouvido médio é responsável pela vibração que manda sinais para os três ossinhos situados dentro do ouvido, os ossículos chamam martelo, bigorna e estribo. Por fim as vibrações rumam para o ouvido interno onde está a cóclea, capaz de transformar vibrações em impulsos nervosos. Para exemplificar, o som transmitido pelos headsets entra pelo ouvido, passa pelo tímpano, é transmitido pelos ossículos, chega à cóclea e depois se transforma 

Mas entre todas essas operações existem diversos outros fatores, que contribuem para o bom desempenho auricular.

Os pelos são a primeira proteção do ouvido, eles formam uma teia que protege de corpos estranhos e insetos, o canal auditivo também vai desempenhar esse papel protetor da membrana. Como última barreira de defesa está a cera, que impede a reprodução de fungos e bactérias, além de evitar doenças, por isso é importante evitar os cotonetes e só limpar o ouvido com a ponta da toalha.

Canal Auricular

Canal Auricular

O tímpano é uma membrana muito delicada que tem o papel de separar o ouvido externo do ouvido médio. Existe um grande risco para a audição caso a membrana seja perfurada, por isso as barreiras de defesa são tão importantes.

Como já explicamos os ossos do ouvido e a cóclea são intimamente relacionados e têm papel complementar. Os três ossos (martelo, bigorna e estribo) fazem a comunicação entre o tímpano e a cóclea. Na cóclea ocorre, por meio de um líquido e cílios internos, a captação do som e a transmissão através do sistema nervoso.