Cuidados para ter uma audição saudável

Não são apenas os funcionários de Call Center que devem ter cuidados com os ouvidos, essa é uma questão que todos devem ter conhecimento, pois a maioria das pessoas nem imagina o que a falta de limpeza e de hábitos saudáveis pode causar para a audição.

Além dos sons altos, outros fatores externos contribuem para o mal estar no ouvido – zumbidos e perda de audição temporária -, como, por exemplo: não limpá-los corretamente e não ter uma alimentação equilibrada.
A seguir uma lista com o que pode ser feito para evitar essas sensações e até mesmo problemas mais graves (surdez permanente).

• Limpeza: hastes flexíveis, consideradas adequadas por muitos, na verdade são perigosas, pois ao tentar retirar a cera com elas, o resultado acaba sendo o oposto: a sujeira é empurrada para dentro do ouvido. Além disso, esses objetos podem causar a ruptura dos tímpanos. Por isso, a melhor opção é utilizar a ponta de toalhas de acordo com a recomendação de especialistas e não devemos fazer força e devemos usá-la para limpar as regiões mais externas.

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-images-anatomy-ear-detailed-schematic-illustration-outer-structure-middle-inner-image32128189

 

• Som: os profissionais de Call Center e outros (DJ’s e funcionários de aeroportos) ficam expostos diariamente aos sons – nem sempre razoáveis. As consequências podem ser permanentes. A dica é ficar atento ao tempo máximo de exposição a volumes altos, assim, é mais difícil se prejudicar.

 

 

Até 80 dB

não há riscos

85 dB

até 8h de exposição

90 dB

até 4h de exposição (motor de ônibus, feira livre)

95 dB

até 2h de exposição (latido de cachorro, secador de cabelo)

100 dB

até 1h de exposição (liquidificador, choro de bebê, batedeira, aspirador de pó)

105 dB

até 30 min. de exposição (obra dentro de casa)

110 dB

até 15 min. de exposição

115 dB

até 7 min. de exposição (congestionamento intenso, rojão, ficar na balada perto da caixa de som)

 

• Alimentação: se alimentar mal é prejudicial a todo organismo, inclusive à audição. Os principais responsáveis continuam a ser as frituras, sódio e cafeína, por isso, é importante não exagerar e comer de forma equilibrada.

• Vícios: fumar é um dos principais males para a saúde auditiva. Isso ocorre por causa das 5 mil substâncias que podem ser encontradas no cigarro.
Para ter ouvidos com pleno funcionamento o ideal é tomar esses simples cuidados no dia a dia. Assim, tanto o profissional de Call Center quanto os que não lidam com sons na rotina têm a audição saudável. Porém, quando sinais de que há algo de errado forem identificados a melhor providência é recorrer a um especialista, no caso, um otorrinolaringologista.

Os equipamentos de trabalho também influenciam na audição dos funcionários de Call Center, portanto, acesse o site da Top Use e confira os produtos de qualidade que fornecemos!