Cuidados para manutenção da saúde dos operadores de call center

Em praticamente todos os setores, os operadores de call center se fazem necessários, seja para vendas ou atendimento ao cliente. Esses colaboradores atuam diariamente como um canal de comunicação entre o usuário e o prestador de serviço, por isso merecem atenção e cuidado para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida.

Um ritmo de trabalho árduo, muito rígido e sob pressão pode prejudicar não só a saúde física como a saúde mental do operador. Porém, passar uma jornada inteira de trabalho sentado em uma cadeira em frente ao computador e com headsets é comum para estes profissionais. Para evitar desgastes e preservar a saúde dos operadores de call centes foram estabelecidos, na portaria 9/2007 da Secretaria de Inspeção do Trabalho, parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing afim de proporcionar conforto, segurança, saúde a esses trabalhadores.

É responsável por um call center? Confira algumas dicas que irão evitar estes tipos de problemas:

Ruídos

Diariamente, um operador de telemarketing é exposto a níveis de ruídos que variam entre 65dB(A) a 88dB(A). Para evitar que esse ruído cause problemas de audição, os colaboradores devem alternar o lado do fone de ouvido a cada duas horas e as empresas devem manter os equipamentos em boas condições de trabalho e calibrado no volume correto. Além disso, para manter saúde auricular é indicado o uso individual dos equipamentos e limpeza periódica tanto dos fones quanto dos microfones.

Posição

Assim como em outras profissões em que o colaborador fica muito tempo sentado em frente ao monitor é preciso ter alguns cuidados para evitar alguns problemas de saúde como tensão na musculatura das pernas, pressão na articulação dos joelhos e alteração circulatória, além da compressão vascular no antebraço, punho e cotovelo.

É indicado que os profissionais mantenham o ambiente de trabalho organizado, com o monitor a 50 cm dos olhos em linha reta, com um espaço adequado entre teclado e borda da mesa para descanso dos punhos e antebraço, além da coluna ereta e pés apoiados no chão ou em algum apoio.

Pausas

Os operadores de call center devem fazer pausas durante o horário de trabalho para levantar, caminhar um pouco e trocar de posição. É aconselhado também que a empresa realize treinamentos de ginástica laboral para que os colaboradores saibam como evitar problemas ergonômicos e o quanto é fundamental o alongamento antes e depois do expediente.

Voz

A voz é o principal instrumento de trabalho dos operadores de call center, por isso é preciso muito cuidado para que não seja desgastada. De acordo com fonoaudiólogos, é necessário que os operadores de call center hidratem a garganta constantemente. Outra dica é pingar algumas gotas de limão na água que auxilia na liberação de mais saliva, que vai diminuir a sensação de “garganta seca”.

Se o operador de call center e a empresa obedecerem ao procedimento correto com o uso do corpo, voz e audição, não precisa se preocupar com possíveis doenças e outros problemas. Fique atento!