Cuidados diários com a voz

Todos devem ter alguns cuidados para que as cordas vocais fiquem saudáveis. Porém, para os profissionais que trabalham com ela, como os atendentes de Call Center isso é quase um dever e se faz necessário entender o motivo pelo qual esses hábitos são importantes para a voz.

• Hidratação

Para manter o corpo hidratado é necessário beber de 7 a 8 copos de água (aproximadamente 2,5 litros) por dia. Isso também significa cordas vocais hidratadas, ou seja, as pregas vocais têm maior flexibilidade e vibração.

• Alimentação

A mastigação correta de verduras e frutas significa um relaxamento da mandíbula, da língua e da faringe, melhorando a dicção. Alimentos pesados, como o chocolate não são indicados para quem vai usar a voz intensivamente, pois aumentam a produção de muco no trato vocal o que prejudica a ressonância. Pastilhas e spray também interferem de forma negativa no uso da voz pelo fato de disfarçarem a sensação desagradável e não ajudarem de fato em nada, piorando a situação.

• Esportes

Alguns deles colaboram para o bom funcionamento das cordas vocais. Por exemplo: natação e caminhada. São duas atividades que movimentam todo corpo e melhoram a respiração. Na hora dos exercícios não é aconselhado falar, pois pode haver uma sobrecarga no aparelho fonador.

• Repouso

Após um show ou algum evento no qual teve que utilizar muito a voz, descanse-a por algum tempo, pois caso contrário as cordas vocais podem ser danificadas.

• Roupas

Até as vestimentas interferem na utilização da voz. O recomendado para quem vai trabalhar com a voz é não usar roupas e acessórios apertados nas regiões do pescoço e da cintura – onde se encontra o diafragma -, pois eles podem causar uma compressão, prejudicando o processo respiratório da fonação.
Essas são algumas dicas que devem ser utilizadas no dia a dia para que as cordas vocais sejam saudáveis e a utilização da voz não seja problema, pelo contrário, para que seja prazeroso tanto para quem a utiliza quanto para o ouvinte.
Esperamos que nossas recomendações sejam úteis e continue acompanhando o Blog da Top Use. Sempre estamos compartilhando dicas e informações interessantes!