Cuidados com o headset são fundamentais para evitar a perda da audição

O headset é o aparelho mais utilizado nos call centers e embora ela traga muita facilidade para o trabalho, é importante adotar algumas medidas preventivas à perda da audição, que pode começar com uma pequena dor no ouvido, seguida de zumbido, até que o problema se agrave. Todo tipo de trabalho contínuo e repetitivo precisa ser avaliado com atenção, para não causar desgaste ao funcionário. No caso dos operadores de telemarketing, não trocar o aparelho de orelha e deixar o volume muito alto, são atitudes que podem trazer sérias consequências.

Grande parte dos casos de deficiência auditiva adquirida é recorrente do trabalho.  Embora muitas empresas tenham a preocupação de fornecer capacitação aos funcionários antes do início das atividades, existem alguns vícios que costumam ser repetidos constantemente, como aumentar o volume e manter o fone em apenas uma orelha. Alguns dos usuários alegam que já se habituaram a essa circunstância e que têm dificuldade em realizar pequenas adaptações, porém, elas são necessárias, para que o ouvido não seja sobrecarregado, causando a perda da audição. O ruído presente na sala, por conta dos telefonemas dos colegas, também é uma queixa recorrente. Mas, mesmo com esses empecilhos, o ideal é que o volume do headset seja apenas o suficiente para ouvir a pessoa do outro lado da linha. O funcionário também deve estar atento às condições de manutenção do aparelho e acionar o responsável caso identifique alguma irregularidade.

Seguir regras de segurança do trabalho é primordial por parte da empresa, além de garantir o conforto do funcionário. Só assim será possível aumentar a produtividade, conquistar melhores resultados e prevenir doenças ocupacionais, como a perda da audição. Para isso, é importante adquirir um headset que tenha boa frequência de som e impedância, que permite um som mais claro, e consequentemente diminui a necessidade de deixar o volume mais alto. Um produto de qualidade também possibilita que se fale em tom baixo e seja completamente compreendido do outro lado da linha, minimizando o ruído no ambiente de trabalho.

Preocupada em oferecer produtos de qualidade, a Top Use dispõe de uma linha de headset para comercialização. No site você confere toda a variedade de aparelhos que são capazes de otimizar a comunicação por voz. Não deixe de conferir as opções e solicitar um orçamento.