Conheça os principais fatores para um bom atendimento ao cliente via Call Center

O bom atendimento ao cliente é um dos principais fatores de sucesso de uma empresa. O custo para fidelizar ou reter um cliente é de longe menor do que para se conquistar novos clientes.
Falhas neste processo não só “mancharão” a imagem da empresa como resultarão em transtornos com reclamações e a perda dos mesmos.

headsets em Call Center

headsets em Call Center

Ter uma equipe de SAC ou Call Center preparada é uma boa solução para garantir a satisfação e retenção de clientes, e também gerar novas ideias.

Mas como formar esta equipe?

O primeiro passo é montar uma estrutura de trabalho adequada, com equipamentos que facilitem o processo e deem agilidade ao operador.
Um equipamento que auxilia este processo, além de prevenir problemas de saúde é o headset.
O headset é um aparelho composto por um fone de ouvido e um microfone acoplado, que se ajusta confortavelmente a cabeça do operador de forma ergonômica, ligado ao computador ou a uma base discadora, permitindo que o usuário atenda as chamadas sem o uso das mãos.

Por deixar as mãos livres, o headset possibilita que o usuário fale ao telefone e escreva ou digite simultaneamente.
Pesquisas apontam que o uso de headset no lugar de telefones convencionais aumenta a produtividade da empresa em até 43%.
Além de facilitar o trabalho, o aparelho evita que os funcionários tenham problemas nas articulações do pescoço, uma vez que o operador não terá que apoiar o telefone no ombro enquanto escreve ou digita.

Fatores que aperfeiçoam o trabalho do profissional.

Mas só o headset não é o suficiente, o funcionário necessita de mesas e cadeiras ergonômicas que deem sustentação as suas costas e braços enquanto exerce seu trabalho.
O apoio para os pés também é muito importante, para que mantenham a coluna no lugar.
Após ter a estrutura adequada é preciso pensar em treinamento para essa equipe ou para este profissional, para que ele tenha condições de desenvolver seu trabalho de forma adequada e seja capaz de responder a todos ou quase todos os questionamentos feitos pelos clientes.

Formular um documento com perguntas e respostas comuns poderá ajudar em um primeiro momento.
E não se esqueça de que a escolha e contratação do profissional certo é um fator de grande influência. Este profissional precisa ter boa desenvoltura e boa comunicação. Além de ter paciência e bom senso para lidar com dúvidas e reclamações que poderão vir.

Seguindo essas dicas sua empresa estará bem preparada para lidar com as mais diversas situações (dúvidas, críticas, sugestões) e prestar suporte ao seu cliente de forma adequada, garantindo assim a satisfação e retenção dos mesmos, além de se destacar frente aos concorrentes.