Confira dicas de cuidado com a voz para operadores de call center

 

Para a perfeita execução de um serviço é preciso usar diferentes ferramentas e quando se trata de call center a principal delas é a voz. É a partir desse recurso tão importante que é possível se comunicar com clientes e fornecedores, porém, é preciso adotar algumas medidas de precaução. Como qualquer parte corpo ou recurso que seja utilizado constantemente para o trabalho, é preciso realizar um acompanhamento e no que diz respeito ao cuidado com a voz, você confere a seguir dicas interessantes:

 

  • Beber água
    Isso é importante em qualquer circunstância, mas especialmente para quem trabalha com a voz. De acordo com um artigo da PUC-SP, a água que bebemos demora por volta de uma hora para chegar aos tecidos do corpo, dentre eles, a mucosa e os músculos da laringe, por meio do processo de absorção sistêmica. Desta forma, a recomendação é se hidratar ao longo do dia para que as estruturas responsáveis pela produção da voz estejam sempre bem lubrificadas, garantindo boas condições de mobilidade das pregas vocais.

 

  • Ter uma alimentação saudável
    Da mesma maneira que a água, também existem vários alimentos que podem contribuir no cuidado com a voz. A maçã é uma das melhores frutas para isso, pois ela tem ação adstringente, ou seja, “limpa” a garganta.

 

  • Aquecer a voz
    A dica é fazer movimentos de mastigação, bocejar, suspirar algumas vezes seguidas e pronunciar o som das vogais enquanto articula bem a boca para alongar a musculatura da face. Tudo isso antes de começar o expediente.

 

  • Mudar os hábitos
    Recorrer ao pigarro para aliviar sensações incômodas na garganta, bem como ingerir alimentos e bebidas gelados, café em excesso, fumar e consumir bebida alcoólica são hábitos que podem ser muito prejudiciais à voz a longo prazo. Evitá-los é a melhor saída para manter em dia o cuidado com a voz.

 

  • Solicitar equipamentos de qualidade
    Muitas vezes, o que está fazendo com que você force muito a voz é a má qualidade do aparelho utilizado. Por isso, recorra ao supervisor para que ele procure uma empresa especializada que possa fornecer equipamentos de comunicação por voz adequados.

Manter a intensidade e a altura da voz são características importantes e que podem trazer ainda mais confiança para o consumidor no momento do atendimento. Deixar de lado o cuidado com a voz, fazendo com que ela fique rouca ou fraca, atrapalha consideravelmente o seu desempenho no trabalho. Por isso, anote todas essas dicas e não saia prejudicado.