Como prevenir problemas de saúde no ramo de Call Center

Perda da audição, dores na coluna e estresse alto são problemas comuns para atendentes de Call Center, mas há como preveni-los. Confira!

O trabalho dos profissionais de telemarketing oferece riscos à saúde deles, não só física como também psicológica. Por exemplo: perda de audição, dores na coluna e estresse alto.

Por isso, é de extrema importância que tanto os gestores como os próprios atendentes se previnam tomando certas precauções.
Outro fator que influência no bem estar desses funcionários é o das ferramentas de uso profissional: o headset e o computador, que atingem a audição e a postura, respectivamente.
A seguir falaremos um pouco sobre esses males e como podem ser evitados:

PAIR (Perda de Audição Induzida por Ruído): esse mal costuma atingir as pessoas que são expostas a sonos acima de 80 decibéis, sendo que os atendentes de telemarketing usam headsets com o volume variando de 60 dB a 90 dB. Além disso, o uso é unilateral, ou seja, em uma orelha, o que prejudica ainda mais.

Para evitar esse problema o operador precisa estar atento para fazer sempre o revezamento do fone e dar pausas de, no mínimo, 10 minutos a cada hora de trabalho; e manter o volume baixo, em torno de 60dB, nível de uma conversa. Além disso, deve realizar exames audiométricos anualmente para checar seu a saúde da audição.

Postura: o atendente de Call Center normalmente passar muito tempo sentado e fazendo movimentos repetitivos de digitação, por isso, acaba tendo dores na coluna cervical, na lombar e no punho. Por isso, a cada 50 minutos é importante o funcionário levantar e fazer movimentos básicos de aquecimento – a ginástica laboral pode ser uma boa opção.

Psicológico: algumas vezes, o atendente pode ficar sobrecarregado e passar por momento de estresse alto, resultando em um enfraquecimento do psicológico.

O treinamento adequado e contínuo pode ser essencial nessa questão. Além disso, em casos mais graves, a empresa deve proporcionar acompanhamento psicológico para seus funcionários.
Essas simples atitudes podem melhorar muito a qualidade de vida do profissional de Call Center, por isso, devem ser incentivadas pelos gestores. Afinal, para um funcionário fazer suas tarefas corretamente ele deve ser saudável e, mais do que isso, ele deve ser estimulado a cuidar de si mesmo.
Para complementar, o uso de bons aparelhos também ajuda e para adquiri-los, acesse nosso site e veja qual headset é ideal para seus atendentes.