18/04/2024
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Como prevenir problemas de saúde no Call Center

No trabalho, o operador de telemarketing é submetido a diversas condições que podem ser prejudiciais. Um ritmo de trabalho penoso, muito rígido e sob pressão pode prejudicar não só a saúde física como a saúde mental do operador. Além disso, existem outros fatores na profissão que podem trazer riscos à saúde como a postura estática, movimentos repetitivos e a falta de pausas para a recuperação.

Os problemas mais comuns em atendentes de telemarketing são o LER e o DORT, também conhecidos como Lesões por esforço repetitivo e Distúrbios Osteomusculares. Para evitar esses problemas é preciso conscientizar o atendente de telemarketing dos riscos e mostrar a ele como preveni-los também são necessárias algumas medidas do Call Center como comprar material de qualidade, investir em bons headsets e mobiliário adequado.

As lesões mais comuns em atendentes são a tendinite, a epicondilite, a síndrome do túnel do carpo, a perda auditiva por ruído e as disfonias. Todos esses problemas podem ser evitados se você seguir as recomendações abaixo:

Condições de trabalho que previnem problemas de saúde

Em cima da mesa de trabalho tudo deve estar organizado. Objetos jogados, empilhados e perdidos além de atrapalharem o fluxo de trabalho também prejudicam a postura do operador.

Também é indispensável que o monitor esteja a 50 cm dos olhos do operador em uma linha reta. Essa é a posição e a altura confortável para o trabalho. O espaço ideal entre o teclado e a borda da mesa é de 20cm, porque só assim o atendente consegue posicionar os punhos e o antebraço na mesa.

Postura e fundamental para evitar problemas de saúde
Postura e fundamental para evitar problemas de saúde

A parte superior do monitor deve ficar bem alinhada a altura dos olhos para que o operador de telemarketing não tenha que ficar deslocando a cabeça a todo o momento.

Além do posicionamento da mesa outra peça no mobiliário é muito importante, a cadeira. Ela deve ter um espaldar alto e ter a altura ajustável, lembre-se pessoas de todas as estaturas estarão trabalhando com você. A menos que a cadeira tenha apoio para os pés o operador deve conseguir alcançar o chão para poder apoia-los.

O ar-condicionado também deve ser observado, quando ele é usado incorretamente ele se torna um grande vilão do Call Center. Sempre mantenha temperaturas amenas e nunca direcione o vento diretamente para os operadores. Além disso, faça a manutenção e a limpeza constante do equipamento.

Para manter a saúde auricular dos operadores é fundamental que o hedaset seja de uso individual e que tenha sempre seus protetores trocados (tantos os auriculares quanto os do microfone).

Pausas regulares e exercícios laborais também ajudam a evitar problemas de dores musculares no trabalho. Comece já a implantar essas práticas no seu Call Center!

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