Como o operador de call center ajuda no marketing de relacionamento?


Várias são as utilidades do operador de call center dentro da empresa e que vão além das cobranças. Estabelecer uma boa relação com o cliente é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Essa interação, por sua vez, é interessante que seja feita a partir de uma estratégia pré-definida, para que o contato não seja incômodo e desagradável. Assim, é a partir das técnicas de marketing de relacionamento que isso deve ocorrer, sempre buscando selar o contato entre empresa e cliente para aperfeiçoamento contínuo dos serviços.

São as estratégias de marketing de relacionamento que tornam as chamadas telefônicas de uma empresa diferenciadas. Essa avaliação parte do próprio cliente, que além de aceitar a ligação ainda interage com o operador. Isso é o primeiro passo para fidelizar o cliente e, consequentemente, gerar mais resultados.

Como fazer para que o cliente fique satisfeito com o atendimento?

As técnicas levam em consideração o comportamento do consumidor e as características do atendimento telefônico. A maneira de falar e o assunto abordado também são importantes e é o conjunto disso tudo que trará um resultado satisfatório.

Reduzir o custo de aquisição de novos clientes e aumentar o ticket médio de compra são algumas das vantagens possíveis quando se implementam técnicas de marketing de relacionamento aos operadores de call center. Porém, como muitas vezes eles não são profissionais com expertise no assunto, é importante passar algumas instruções importantes, sendo as principais as que seguem a seguir:

Tom de voz
É importante que o operador de call center apresente durante a ligação uma voz agradável e que dê a entender que está disposto a fazer uma oferta ou apresentação de um produto ou serviço. Voz cansada, ríspida, muito baixa ou muito alta tem menos chances de aceitação do cliente. Por isso, posicionar adequadamente o headset é uma dica interessante e que pode evitar desgastes do profissional.

Maneira de abordar
O contato jamais deve ser realizado de maneira incômoda, ou seja, a ligação não deve ser feita a pessoas que não permitiram que esse contato fosse feito previamente como em formulários de pesquisa. Se identificar com o nome da empresa e por qual motivo a ligação está sendo feita também é fundamental.

Seguindo essas e outras dicas que os gestores julgarem oportunas, certamente o marketing de relacionamento terá muito a contribuir com os operadores de call center e os resultados serão bem melhores!