Como motivar uma equipe de call center de cobrança?

A motivação no ambiente de trabalho em um call center tem ligação direta com os resultados da empresa. Mas o que fazer para motivar a equipe de um call center de cobrança? Para tanto pense em uma política de comissões, controle as metas e implante tecnologias que facilitem o trabalho como, por exemplo, o head set que otimiza os atendimentos telefônicos. Além disso, execute algumas campanhas motivacionais para call center.

O supervisor de call center tem função de motivar sua equipe de cobranças fazendo com que ela consiga atingir metas de maneira mais ágil e prazerosa.  Pensando nessa questão, repassamos algumas dicas de como motivar a equipe de cobranças de forma a alavancar os negócios.

Como motivar uma equipe de call center de cobrança?

Como motivar uma equipe de call center de cobrança?

Estabeleça uma política clara de comissões

Caso a situação atual de seu negócio permita, distribua comissões entre funcionários, na forma de abono salarial. Sem dúvida, é a melhor maneira para motivar a equipe de cobranças. No entanto, deixe documentados os valores e as metas.

Controle a cobrança de metas

O supervisor de call center deve ficar atento ao andamento das demandas de um call center de cobrança. No entanto, a cobrança do alcance das metas deve ser feito de maneira delicada e moderada.

Implemente tecnologias capazes de facilitar o trabalho

Call centers de cobrança trata-se de uma modalidade de serviço complicada, pois às vezes a abordagem telefônica não resulta no pagamento da dívida dos consumidores, dificultando atingir metas e objetivos estipulados aos colaboradores. Deste modo, talvez, seja interessante investir em soluções que diversifiquem o contato com os devedores como, por exemplo, o disparo de SMSs com mensagens sutis.

Estimule a realização de campanhas motivacionais de RH

Campanhas motivacionais são sempre uma boa opção em ambientes de trabalho que costumam ser estressantes. Elas servem para manter baixos os níveis de ausências (faltas) no trabalho, além de garantir o alcance de metas. Os programas podem ter diferentes objetivos: integração, incentivo, premiação e atividades em datas especiais. Todavia, antes de iniciar a campanha, identifique o objetivo, estabeleça regras e premiação claras, não se esquecendo de cumprir com o acordado.