Como evitar demissões no Call Center

Os Call Centers sempre sofreram com muitas demissões ao longo do tempo e isso traz diversos problemas. Principalmente, porque muitas dessas demissões ocorrem logo que o operador sai do treinamento e vai para o atendimento de verdade, ou seja, depois que o RH do Call Center gastou tempo e recursos de recrutamento, avaliação, formação e adaptação.

Os primeiros atritos que ocorrem entre o trabalho e o operador podem ser justificados de duas maneiras; ou a seleção foi ruim ou o primeiro contato com os clientes foi muito apressado e o operador ainda não estava pronto para ser jogado aos “lobos”.

Para tornar o primeiro contato entre cliente e operador mais sutil, muitas empresas americanas começaram a adotar algo chamado de “extended on-boarding”. Essa iniciativa visa dividir a fase de transição em várias etapas, assim o operador aprende melhor a lidar com os consumidores.

http://www.dreamstime.com/stock-photography-group-people-working-call-center-picture-office-image39592692Muitas vezes o atendente é “mimado” na fase do treinamento e não consegue entender direito o que é o ambiente do Call Center. Assim que ele coloca seus headsets, toma um susto e fica completamente desconcertado. Por isso, no extended on-boarding depois de algumas semanas de treinamento o operador é enviado para a sua mesa, onde ele recebe algumas ligações básicas e faz tudo com o auxílio do supervisor. Após um período atendendo ligações o operador volta para a sala de aula onde melhoram suas habilidades e solucionam todas as suas dúvidas.

Os que se saírem bem nessas duas etapas já podem ir para o Call Center onde vão executar suas tarefas normalmente (sempre com o auxílio do supervisor) os que não são tão bem sucedidos vão para um programa de reciclagem ou são descartados.

Esse treinamento em etapas ajuda no aprendizado do operador de telemarketing e ainda faz com que ele se sinta valorizado pelo Call Center. Outro ponto que pode ajudar muito é  a compra de bons headsets, eles vão ajudar o operador a falar e a ouvir sem ter que por em risco a sua saúde. Os benefícios de um bom headset são vários, entre eles estão o aumento da produtividade, diminuição de dores musculares e de cabeça e manutenção da saúde auditiva e fonética.

Procure a Top Use na hora de escolher os seus headsets para Call Center!