Como diminuir o absenteísmo nas empresas de Call Center?

Um dos maiores problemas enfrentados por um supervisor de call center  são os altos índices de ausência. Esta alta taxa de absenteísmo nas empresas de call center se deve, muitas vezes, ao estresse coletivo dos funcionários, causado por uma rotina repetitiva, e pela pressão constante para o alcance de metas ou conturbações da profissão devido ao contato, por vezes, desgastante com o cliente.

Por isso, é importante que a empresa tome atitudes para minimizar essas dificuldades e estabeleça um plano de ação para reduzir absenteísmo de forma significativa em seu call center. Confira!


Absenteísmo Call Center

Plano de ação para diminuir o absenteísmo nas empresas de Call Center?

Determine rodízios para feriados e finais de semana

É importante garantir que os funcionários tenham acesso a momentos de lazer e diversão familiar, pois quando a relação familiar é prejudicada por causa do trabalho, começam as frustrações. Sendo assim, determine escalas de revezamento que permitam uma alternância igualitária de folgas nos feriados e fins de semana, gerando o equilíbrio entre a vida profissão e a pessoal. Uma vida equilibrada garante pessoas menos estressadas e mais produtivas, além de proporcionar uma maior satisfação no trabalho.

Estabeleça políticas de reconhecimento

A falta de motivação profissional é um dos principais responsáveis pelo absenteísmo nas empresas. Uma das formas de estimular os funcionários desmotivados é estabelecer uma política de reconhecimento para aqueles que cumprirem com suas obrigações, oferecendo a eles, por exemplo, folgas agendadas ou premiações.

Construa um plano de carreira para sua empresa

A falta de perspectivas de crescimento faz com que os funcionários deixem de se esforçar para serem bons empregados, a partir dai, o menor empecilho já vira justificativa para faltas e atrasos. Portanto, um plano de carreira é essencial como forma de motivar funcionários no cumprimento de horários e metas.

Entretanto, no setor de atendimento do call center devido ao grande volume de operadores é inviável a promoção em grande escala, sendo assim uma alternativa é o plano de carreira horizontal. Ou seja, funções são inseridas na rotina do colaborador, assim como o aumento de salário.

Fortalecimento da confiança da equipe através dos feedbacks

É importante que todos do departamento estejam cientes de sua importância pois isso trará maior motivação no ambiente de trabalho e fará com que objetivos coletivos sejam alcançados. Uma equipe unida obtém resultados mais significativos. Um supervisor de call center também faz parte da equipe e nunca deve assumir uma postura meramente fiscalizadora diante ao grupo.

Portanto, posturas autoritárias contribuem para a desmotivação dos funcionários e as rixas com superiores gerando faltas e atrasos por parte dos colaboradores. Um bom canal de comunicação pode ajudar bastante nesse sentido, oferecendo ao funcionário uma forma de expressar suas frustrações. Use o feedback para melhorar suas ações motivacionais e a produtividade dos colaboradores.

Realize campanhas por uma qualidade de vida melhor

Pessoas de bem com a vida, que levam um estilo mais leve e saudável, adoecem menos e são muito mais dispostas. Promover palestras voltadas ao bem estar, à alimentação saudável, que estimulem a prática de exercícios físicos e alertem para os perigos de hábitos nocivos como tabagismo e alcoolismo, são boas formas de estimular os funcionários a cuidar melhor da saúde e, consequentemente, pegarem menos atestados.