Como colocar os fones intrauariculares corretamente

Você deve estar se perguntando, existe uma maneira correta de colocar os fones de ouvido? Existe sim, e faz diferença na qualidade do áudio e na sua saúde. O ideal é usar headsets, mas quem prefere outros deve ficar atento ao modo de colocar e limpar.

Pode parecer bobagem ler as instruções de como colocar o fone, já que fazemos isso todo dia de um jeito instintivo. O que muitos não sabem é que os intrauriculares são desenhados para se encaixar no ouvido de uma maneira específica e se você só o coloca no canal auricular, não consegue aproveitar ao máximo os seus fones.

Como colocar corretamente os fones intrauriculares

Uma mandíbula relaxada ajuda a abrir o canal auditivo e melhora o áudio. Para conseguir expandir o canal auditivo, abra a mandíbula o máximo possível. Claro que nem sempre é possível fazer isso, nesses casos, relaxe o maxilar antes de colocar o fone.

Para conseguir colocar os fones corretamente você deve passar o fio por trás da sua orelha e depois encaixar no ouvido. Isso faz com que o fone fique no ângulo certo para alcançar o canal auditivo. Desse modo não é necessário empurrar o fone dentro da orelha.

Lado certo do fone

A maioria das músicas faz distinção entre os lados do fone, então se você inverte a posição dos intrauriculares, afeta o som.  Quase todos os fones vêm com a indicação do lado certo.

Limpe seus fones

Se você usa os fones de ouvido com muita frequência é bom limpar uma vez por semana. Para fazer isso, retire a capinha de silicone e depois a mergulhe em água com sabão neutro ou antisséptico. Depois, esfregue a capinha com movimentos leves e seque com um pano macio.

Os intrauariculares podem causar graves problemas a saúde se usados incorretamente. Evite volumes altos ou uma exposição prolongada a eles. Se você usar os fones continuamente prefira modelos como os headsets!