26/04/2024
Ligue Agora
(11) 4702-2729

Saiba a diferença de um fone de ouvido para um headset profissional

Se você está disposto a comparar a qualidade, as funções e a vida útil de um fone de ouvido comum com headsets profissionais, vamos lá! Que tal começar por um dos problemas mais comuns?

Quando você está usando um fone de ouvido e percebe que o áudio de um dos lados está falhando, sendo interrompido por causa de mau contato ou por apresentar ruídos e chiados, isso significa que este é um fone de ouvido comum, e não um headset profissional. É muito ruim quando essas falhas aparecem, não é mesmo? Infelizmente, as diferenças entre os dois equipamentos estão apenas começando!

Qualidade do equipamento

As diferenças entre o fone de ouvido comum e um headset profissional vão além do mau contato. De fato, a estrutura dos fios dos headsets profissionais é mais resistente, tem mais durabilidade e não prejudica a conexão com tanta facilidade como acontece com os fones comuns.

Com o manuseio diário, principalmente em ambiente de trabalho, os fios do fone de ouvido comum acabam se rompendo. E isso é normal, já que eles foram fabricados para serem usados em ambientes domésticos ou eventos de lazer, e não suportam a rotina de trabalho de um call center, feita de longas jornadas e inúmeros atendimentos.

A profundidade do som, importante para receber bem a mensagem, também começa a apresentar diferença entre os dois equipamentos. O fone de ouvido comum começa bem, com áudio forte e límpido. Mas, em pouco tempo, o som fica distante. O fone comum rapidamente fica inaudível e prejudica o trabalho.

Nos headsets profissionais isso não acontece e a profundidade do som, obtida através de ondas sonoras completas e frequentes, é constante e aumenta a produtividade do operador.

Recursos adicionais

Os headsets profissionais possuem recursos diferentes do fone de ouvido comum, já que os equipamentos foram projetados para a realização de um trabalho e devem corresponder de forma eficiente. Podemos apresentar uma lista de vantagens que os headsets apresentam:

Conforto: enquanto o fone de ouvido incomoda o operador, os headsets profissionais são confortáveis. O fone de ouvido comum não foi feito para ser utilizado por muitas horas seguidas. Já o headset profissional é mais leve, tem design apropriado para jornadas extensas, espuma de qualidade e que não causa irritação na pele e tem encaixe perfeito em todos os operadores.

Identificação de ruídos: os teóricos mais experientes em comunicação sabem que qualquer ruído prejudica a mensagem. E para o operador de um call center, por exemplo, fazer o atendimento enquanto se esforça para entender uma mensagem por causa da má qualidade do equipamento é praticamente um castigo!

Por isso, alguns headsets profissionais possuem um recurso chamado “Noise Cancelling”, formado por sensores eletrônicos de alto desempenho projetados para identificar ruídos e, automaticamente, realizar a compensação no headset para isolar a interferência externa. Com essa tecnologia, as conversas e os barulhos do ambiente não são capazes de tirar a atenção do operador.

Isolamento mecânico: alguns headsets profissionais apresentam isolamento mecânico de ruídos externos. O recurso, conhecido como “Noise Isolation”, utiliza uma peça modelada para impedir que os excessos de som no ambiente atrapalhem a rotina de trabalho.

Conectividade: muitos headsets profissionais utilizam a tecnologia “wireless” para a transmissão de sons e de dados, e dispensam a utilização de cabos para fazer a conexão. De certa forma, a tecnologia “wireless” dá mais liberdade de movimento à pessoa que está trabalhando com o headset.

Ferramentas de operação: alguns modelos de headset possuem os “controladores”, estruturas de conexão que permitem aumentar/reduzir/pausar o volume do equipamento sem precisar manusear, deixando as mãos livres para a digitação do operador, por exemplo.

Essas são algumas diferenças entre os fones de ouvido e os headsets profissionais!

Encontre um headset profissional na Top Use

A Top Use é moderna e dinâmica. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa oferece as melhores opções de headsets profissionais.

Os produtos da Top Use possuem alta tecnologia, recursos e outros componentes ideais para o desempenho profissional dos aparelhos para comunicação de voz. Entre em contato com a Top Use e encontre o headset profissional mais adequado para sua demanda.