18/04/2024
Ligue Agora
(11) 4702-2729

Novos Negócios – Inserção social e Preservação da Saúde

A Top Use e a 3R Brasil Tecnologia Ambiental vem desenvolvendo produtos para inserção social. Inclusive agregando ao mercado soluções de fones e head-sets para a área de SSMT, com inovações, tendo a qualidade do áudio, do microfones e partes integrantes como foco para a preservação da saúde e o conforto dos usuários.

São realizados periodicamente na empresa ensaios e medições com a finalidade de melhoria continua conciliando, qualidade, custo benefício e minimização da exposição a níveis de pressão sonora elevados para atendimento as NR(s) no que diz respeito aos limites de tolerância e conforto. Contudo, estes níveis também dependem do sistema de comunicação, da situação acústica encontrada no ambiente de trabalho e a qualidade da ligação.

Neste contexto, a Top Use fechou uma parceria com a 3R Brasil para medições da exposição ao agente ruído ocupacional “in loco”’, isto é, avaliações técnicas representativas da jornada de trabalho dos colaboradores de teleatendimento. A ideia é agregar valor dos produtos e serviços da TOP USE com a realização de até 4 medições em diferente grupos homogêneos de exposição caracterizado pelo ambiente, tipo de atendimento (ativo / receptivo), tecnologia (analógica / digital) e diferentes modelos e PA(s). Desta forma a TOP USE contribui com um bônus auxiliando nos demonstrativos ambientais compulsórios dos seus clientes no momento das novas aquisições de head-set(s) e se disponibiliza para atender junto com os serviços de manutenção as medições ocupacionais demandadas pela legislação trabalhista.

Alertamos que as medições de áudio-dosimetria de fone são fundamentais para balizar, prevenir e auxiliar as empresas de teleatendimento ou de serviços similares nas questões regulatória, ações trabalhistas e indenizatórias. Devem ser realizadas anualmente com uma amostragem mínima de 22 postos de trabalho, ficando a empresa com apenas 18 amostras para realização durante o ano dentro do plano de ação presente no seu PPRA. Todas as dúvida sobre obrigações, número de amostras mínimas, limites normativos e responsabilidades podem ser encontradas na cartilha elaborada pelo Engenheiro Rogério Dias Regazzi, da 3R Brasil Tecnologia Ambiental e diretor do site .

Alertamos sobre o descaso de fornecedores e alguns profissionais que tendem a persuadir seus clientes a partir de informação sobre seus produtos e que os mesmos não superam os limites normativos, o que é uma negligência e uma falta grave, pois possuem de certa forma uma responsabilidade solidária para com as questões de saúde e segurança dos trabalhadores. As Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e as Instruções Normativas do INSS são bem claras na questão dos comprovantes ambientais e estes são dependentes de inúmeras situações, inclusive de manutenção dos fones. É leviano esta declaração de não superar os limites, pois as medições dependem do número de atendimento e distribuição das ligações. Além disso, todos os equipamentos de mercado emitem níveis de pressão sonora acima de 80 dB(A), sendo alguns acima de 105 dB(A), a média da jornada calculada em função dos parâmetros normativos que vão comprovar ou não a superação dos limites.

Produtos Inovadores:

Como exemplos destacamos: uma solução simples sem similar no mercado que atende perfeitamente a demanda dos deficientes visuais. São head-set(s) híbridos com duas capsulas independentes sem interferência cruzada e proteção contra choque acústico e descarga elétrica. Com esse equipamento o colaborador inserido no mercado de trabalho como operador ou consultor de teleatendimento escuta em um dos ouvidos o que esta escrito na tela do computador e com o outro escuta e conversa com o seu cliente. O Brasil é um dos países que possui um dos melhores programas para estes deficientes, faltava apenas essa solução inovadora.
Outro exemplo são os redutores de ruído de fundo de espuma e inserção que compõem os novos lançamentos da TOP USE. Com foco no conforto, na higiene e na saúde dos usuários de seus produtos foram desenvolvidas partes integrantes dos novos head-set(s) com a finalidade de atenuar o ruído de fundo do ambiente, tanto pelo isolamento pela espuma do tipo courino quando pela ressonância da base da capsula como acontece nos EPI(s).