Acessibilidade no call center, uma prioridade para toda empresa

acessibilidade no call center

Seja na hora de comprar, cobrar ou atender demandas no Serviço de Atendimento ao Consumidor, o atendimento ao cliente é um setor fundamental para a possibilidade de um relacionamento saudável entre cliente e empresa. 

Todo cliente eventualmente precisa ser atendido pela empresa que lhe presta ou prestou serviço, e esse atendimento precisa ter uma ótima qualidade para que o cliente não dê as costas para a empresa em sua insatisfação.

Além disso, existem normas instituídas em 2008 pela lei do call center, que exigem que o atendimento cumpra com determinadas obrigações que garantem o atendimento ao cliente universal e de qualidade. 

Tanto para cumprir com as normas, quanto para garantir ao máximo a fidelização da clientela, é fundamental para todo call center que coloque como prioridade a questão da acessibilidade no call center.

A acessibilidade no call center é o que garante que todo cliente seja atendido com excelência, de acordo com suas necessidades específicas. Em relação a essa demanda podem ser dadas algumas dicas de ouro:

Três dicas fundamentais para acessibilidade no call center

1 – Acessibilidade no call center para pessoas com deficiência

A lei do call center exige das empresas que oferecem esse tipo de serviço que elas, além de proverem atendimentos às pessoas com deficiência, que deem preferência ao atendimento dessas pessoas.

Isso é muito positivo, porque, como já foi dito, é fundamental que todos os clientes sejam atendidos com excelência. 

Assim sendo, muitas empresas têm investido em atendimentos virtuais, com uso de chats e vídeo-chamadas de modo a facilitar o atendimento de pessoas surdas e mudas pelos call centers.

2 – Ligação gratuita

A ligação para call centers, para que atenda o cliente da forma mais universal possível, deve ser gratuita. A gratuidade também é uma questão de acessibilidade, pois garante que todo cliente, independentemente de sua situação financeira, possa se comunicar.

3 – Acessibilidade para o trabalhador com deficiência.

Para além da acessibilidade do cliente com deficiência, é muito importante para toda empresa que ela seja acessível e receptiva à contratação de pessoas com deficiência.

Rampas de acesso, banheiros acessíveis e vagas reservadas são soluções arquitetônicas para a acessibilidade do trabalhador.

Outros recursos importantes são os de softwares, como leitores de telas, lupas de aumento e impressoras de braile, que podem facilitar a inserção do profissional com deficiência na empresa. 

É ainda mais importante que o RH esteja aberto à contratação sem preconceitos, entendendo que esses profissionais podem dar resultados tão bons ou até melhores que os demais e que, normalmente, precisam de menos ajuda do que se pensa.