A que volume é seguro usar seu headset?

Fones de ouvido são acessórios extremamente importantes no atual contexto da sociedade. Eles são uma ótima opção de compra para quem deseja ter mais liberdade na hora de ouvir músicas ou atender chamadas no telefone.

No contexto profissional, os headsets são os dispositivos formados pelo arco que fica sobre a cabeça, os fones de ouvido e o microfone. Também conhecido como fone de cabeça, o headset ficou bastante popular com a expansão das centrais de telemarketing e call centers, que exigem a realização simultânea de várias atividades no momento do atendimento ao cliente.

Como são equipamentos tão necessários a este setor, é importante observar a maneira segura de utilizá-los. Vamos dar algumas dicas para otimizar o uso dos headsets com segurança e saúde auditiva.

Volume seguro

Infelizmente, muitas pessoas costumam ignorar recomendações importantes para o uso de diversos aparelhos. Com o headset não é diferente! Alguns cuidados preventivos devem ser tomados como, por exemplo, mudar o headset de lado e trocar as espumas periodicamente.

Todas as recomendações no uso do headset são muito importantes para manter a saúde do ouvido intacta. Usar o aparelho durante muito tempo em uma única orelha causa muito desgaste, além de impedir a circulação de ar e a ventilação necessária no ouvido.

Outra recomendação essencial é manter o volume do headset em níveis normais. O ideal é que você seja capaz de ouvir as pessoas ao seu redor.

O ouvido é composto por várias partes muito frágeis, que podem sofrer diversas alterações, por uma série de fatores. Um dos problemas mais frequentes é o surgimento de zumbidos, sons internos que não estão relacionados ao ambiente em que estamos.

O limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. É importante nunca ouvir o som tão alto a ponto de não conseguir escutar o que está a sua volta.

Volume permitido?

Para calcular o limite de som permitido, é muito simples. Devemos considerar um volume de 80 decibéis suportável por até oito horas consecutivas. Para cada cinco decibéis além desse nível, o limite de horas é reduzido pela metade. Ou seja, para um barulho de 90 decibéis, o limite seguro é de 4 horas de exposição contínua. Já um barulho de 95 decibéis só pode ser ouvido por duas horas, 100 decibéis por uma hora, e assim por diante.

Em suma, é indispensável que se verifique a frequência do som que será emitido pelo fone, já que quanto maior a frequência, maior a qualidade sonora. O ideal é que o fone tenha uma grande sensibilidade e que a potência esteja de acordo com a atividade que será realizada com ele.

É importante pensar no conforto, pois se for para usar o headset durante longos períodos, é mais fácil procurar aqueles que se ajustam ao tamanho da cabeça e que sejam almofadados. Outra dica: escolha headsets que possuam cancelamento de ruído, isso reduz a interferência externa e preserva o volume em decibéis seguros.

Acesse o site da Top Use e confira os modelos mais adequados, confortáveis e em conformidade com as normas que regem o setor de telemarketing!