7 dicas para manter sua voz saudável

Cada profissional precisa de uma ferramenta específica para trabalhar bem. O operador de telemarketing acaba usando duas na maior parte o tempo, a audição e a voz. Não adianta ter um headset de última geração se o operador não consegue ouvir ou falar claramente, por isso os cuidados com esses dois sistemas é fundamental.

Já falamos aqui um pouco sobre os cuidados que o operador de telemarketing precisa ter para não prejudicar a audição. Agora vamos falar sobre como cuidar da voz para não ter problemas futuros que possam prejudicar a fala.dreamstime_xxl_25775975

1)      Evite pigarrear

Geralmente, as pessoas pigarreiam para tentar limpar a voz e aumentar a lubrificação das cordas vocais, mas o que acontece é exatamente o contrário. Por isso, o ideal é beber água ou engolir  alimentos.

2)      Não fume!

O cigarro é um grande vilão para quem trabalha com a voz. A irritação na laringe causada pela fumaça e por outros componentes do cigarro provoca laringite, engrossa a voz, causa rouquidão e faz com que se perca a potência e o fôlego na hora de falar.   A combinação de nicotina e fumaça é a responsável pela rouquidão consequente do ressecamento das cordas vocais. Para piorar já foi comprovado que o câncer de laringe é mais frequente em pessoas que fumam.

3)      Beba com moderação

O álcool já foi considerado amigo da voz, porque relaxa o cantor e ajuda a “aquecer a voz”, mas isso é um mito. Na verdade, muito álcool causa um efeito anestésico que faz com que o operador perca o controle da voz, então ele força a voz e acaba exagerando e prejudicando as cordas vocais.

4)      Cuidado com o café

É quase regra ter uma máquina de café em todo escritório, mas cuidado com os exageros. A cafeína e o calor do café acabam desidratando as cordas vocais e pior causando refluxo e ardor durante a conversa.

5)      Mantenha a voz neutra

Tanto gritar quanto sussurrar prejudica as cordas vocais. Forçar o tom de voz exige um esforço extra das cordas vocais que pode provocar a formação de nódulos. Por causa desses nódulos a voz acaba ficando mais aguda e o operador perde o fôlego com mais facilidade.

6)      Respiração é fundamental

Respire sempre pelo nariz, porque esse é um hábito muito mais saudável. Quando se respira pela boca garganta fica mais seca, ocorre a perda de fôlego devido ao esforço de respirar e falar pelo mesmo canal.

7)      Maçã

Uma medida muito simples que pode te ajudar a manter a saúde da voz é comer maçã. Isso acontece, porque essa fruta poderosa tem ação adstringente, isso ajuda a limpar a garganta e promover a sensação de alívio e bem estar.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Top Use e não esqueça de deixar seu comentário!