7 cuidados essenciais para usar bem os fones de ouvido

Como o uso adequado dos fones pode previnir problemas auriculares

O uso de fones de ouvido é cada vez mais comum, quase obrigatório, entre os mais jovens. Só a venda de smartphones subiu 110% em 2013, essas vendas aumentam a demanda pelos seus acessórios, como os fones de ouvido. Mas é preciso muito cuidado na hora de comprar e usar os fones.

De acordo com a OMS, estima-se que 10% da população mundial adquira algum tipo de perda auditiva durante a vida e os fones de ouvido algumas vezes são os culpados. Entre os sintomas mais comuns de perda auditiva estão a dificuldade em identificar sons agudos, ouvir zunidos (tinnitus) e também podem se manifestar sintomas internos como a falta de concentração, distúrbios do sono e problemas gástricos.

Mas os fones de ouvido podem ser usados com muita segurança se você seguir nossas recomendações:

Como usar seus fones de ouvido

Como usar seus fones de ouvido

  1. Sempre deixar o volume do seu aparelho na metade, o que normalmente equivale a 60 decibéis. Não é recomendado, que se ultrapasse 80 dcb, isso pode acarretar danos irreversíveis a sua saúde. Caso o volume do seu aparelho ultrapasse esse limite é preciso tomar cuidado com o tempo de exposição, por exemplo, ouvindo seu aparelho em 85 decibéis o tempo máximo de exposição deve ser 8h, com 115dcb esse tempo cai para 7 minutos.
  2. Sempre perguntar às pessoas em volta se eles conseguir ouvir o som do seu aparelho vazando do fone. Se eles conseguirem é porque seu aparelho ultrapassou os 85 dcb e é melhor baixar o volume.
  3. Se você sempre ouviu seu aparelho alto e não consegue diminuir, a dica é abaixar o volume um pouquinho cada dia, assim a mudança parece imperceptível para você, mas no fim faz um bem enorme para a sua saúde.
  4. Nunca dormir com os fones de ouvido, afinal assim como você seus ouvidos precisam de descanso.
  5. Evitar usar os fones em ambientes muito barulhentos. Quando estamos em lugares ruidosos é tendência aumentar o volume do aparelho para tentar abafar o som de fora. Assim prejudicamos a saúde auricular.
  6. Sempre preferir os modelos como os headsets ou supra aurais, porque abafando o ruído externo eles ajudam você na hora de controlar o volume.

 

Alguma dúvida de como usar bem seus fones de ouvido? Fale com a gente nos comentários!