5 dicas para ter um call center eficiente e fidelizar os clientes

Atender bem os clientes é fator determinante para o sucesso de uma empresa. Um problema de comunicação pode arruinar a reputação da empresa e fazer com que ela perca diversos clientes, além do prejuízo e aumento de custos, já que o valor para fidelizar ou reter um cliente é bem menor do que para se conquistar novos clientes. Para evitar este tipo de adversidade, ter uma equipe de atendimento preparada no call center é a solução ideal. O operador precisa estar capacitado para que possa fazer o melhor atendimento possível e garantir a satisfação e retenção de clientes. Confira algumas dicas que vão garantir a excelência do Call Center da sua empresa.

Clareza e objetividade

Com a correria do dia a dia, o cliente não pode passar muito tempo ao telefone para resolver os seus problemas ou adquirir um novo produto, portanto, os operadores precisam ser claros e objetivos durante o atendimento. Porém, essa objetividade não pode parecer pressa ou afobação, é imprescindível manter a fala tranquila. Uma dica é elaborar um checklist de tudo que precisa ser dito ao cliente, assim nada será esquecido e o atendimento será eficiente.

Atendimento personalizado

Entender qual o perfil do cliente e o que ele deseja é fundamental para um bom atendimento. Com uma assistência personalizada, o consumidor se sente exclusivo, satisfeito e realmente valorizado pela empresa, o que o motiva a consumir o seu produto ou serviço, ao invés do oferecido pelo concorrente.

Informações sobre a empresa

Os operadores de call center precisam conhecer bem a empresa antes de entrar em contato com os consumidores, ele deve saber responder a todas as questões que serão feitas, evitando confusões e constrangimentos. É necessário conhecer os produtos/serviços ofertados pela empresa, os detalhes e diferenciais, preços, condições de pagamento, prazos, condições de entrega, etc. Assim, serão capazes de realizar um ótimo atendimento no call center.

Oratória

Para um atendimento de qualidade, os atendentes precisam falar bem, saber como discutir, argumentar e agir de modo cooperativo com o cliente, podendo chegar num acordo final. Evitar situações de ataque e defesa ou outros impasses é imprescindível. Ofereça treinamentos de oratória aos seus colaboradores e evite problemas de relacionamento com os clientes.

Equipamentos

Com uma boa equipe formada, a empresa deve investir para oferecer os melhores equipamentos aos operadores de call center, auxiliando na realização do trabalho e prevenindo problemas de saúde.

O uso de headsets no lugar de telefones convencionais aumenta a produtividade da empresa em até 43%, porém esses equipamentos precisam ser de qualidade para garantir que irão realmente ajudar os atendentes. Invista nos acessórios da Top Use e ofereça o melhor aos seus colaboradores e clientes!