4 fatores principais para ter uma boa comunicação no Call Center

O profissional de Call Center lida diariamente com clientes que buscam por informações e, por isso, esses funcionários devem ser bem preparados para que forneçam respostas eficientes.

Headset Call Center

Headset Call Center

Para que a comunicação entre o profissional e o cliente ocorra de forma adequada é necessário que a linguagem do colaborador não só prenda a atenção do interlocutor, como também o faça entender.

Esse resultado é alcançado a partir da prática de alguns itens. Veja quais são a seguir:

  • Clareza

O atendente deve se tomar cuidado com a fluência da fala, para que não seja rápida demais, além de usar um tom de voz audível, já que algumas vezes o existem barulhos externos e internos no ambiente.

  • Coesão

Esse item é um pouco mais complexo, pois todos nós temos pequenos ou até mesmo grandes “vícios” de linguagem que podem prejudicar o entendimento do que estamos falando. Em alguns casos é necessário que o gestor do atendente verifique junto a ele através de uma gravação quais problemas estão ocorrendo. Um treinamento baseado em frases objetivas e coesas pode é essencial para que o funcionário se comunique corretamente.

  • Norma do vocabulário

É desejável que o atendente converse com o cliente na normal culta, sempre tomando cuidado com erros de português e de forma cortês.  Porém, palavras muito rebuscadas podem causar desentendimentos.

  • Feedback

Para que os itens anteriores sejam cumpridos é fundamental que os gestores acompanhem o trabalho dos funcionários e que haja feedbacks contínuos, assim o colaborador pode compreender os erros e melhorá-los.

No Call Center é essencial que o cliente não desligue o telefone com dúvidas e para que isso ocorra os atendentes devem estar corretamente preparados.